Menu

Anúncios

Monte Sinai: Chikungunya: O que é isso?

A febre de chikungunya (CHIK) é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes, o mesmo que transmite a dengue. No segundo semestre de 2014 surgiram os primeiros casos no Brasil, sendo também um risco de epidemia. Os sintomas mais freqüentes são febre alta de início súbito (acima de 39 ºC), dor de cabeça, dor muscular, dores fortes ou inflamação nas articulações, principalmente das mãos, punhos e tornozelos, que podem inchar ou não. Além disso podem surgir lesões bolhosas na pele, dor em volta dos olhos, enjôos e vômitos. Esses sintomas são muito parecidos com os da Dengue, mas a principal diferença entre a dengue e a CHIK são a presença de dores mais fortes nas articulações que chegam a dificultar os movimentos comuns que fazemos no dia a dia, podendo persistir por meses e até anos. Gestantes, pessoas com mais de 65 anos ou menores de 2 anos e pacientes com outras doenças crônicas, são considerados grupo de risco e necessitam de pronto atendimento.
Além disso, pacientes com sinais de gravidade tais como sangramentos, falta de ar, mãos frias e arroxeadas e vômitos constantes deve ser levado, com urgência, um Pronto Atendimento Qualquer pessoa com suspeita de chikungunya deve procurar um médico, na unidade de saúde mais próxima, não usar medicamentos sem prescrição médica no caso de dores fortes, manter repouso, tomar água e líquidos em abundância e fazer todos os exames que forem solicitados.
Tal como a dengue, a principal forma de evitar a doença é responsabilidade de todos nós, mantendo limpos e secos os locais propícios à proliferação do mosquito.
Em caso de dúvida procure um membro do Ministério Monte Sinai que estaremos prontos para orientá-lo.

Ministério Monte Sinai