Ministério de Louvor: Adoração através da música
Composto por mais de 80 pessoas, o Ministério de Louvor da Oitava Igreja tem sete grupos atuantes.
A música, muitas vezes, influencia diretamente nos nossos sentimentos. Você já reparou que, quando ouve uma canção mais agitada, automaticamente, você também fica mais agitado? Ou quando escolhe músicas mais sossegadas, seu corpo fica relaxado e você fica mais tranquilo?
Quando falamos da música na igreja não é diferente. As canções ministradas no período de louvor nos emocionam e abençoam, mas acima de tudo, devem alcançar o coração de Deus e louvá-lo em espírito e em verdade, como lembra o versículo 24 do capítulo quatro do evangelho de João: “Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”.
“NÃO SÓ NO MOMENTO DO LOUVOR, MAS EM TODO O CULTO, O SEU PENSAMENTO E O SEU CORAÇÃO DEVEM ESTAR VOLTADOS PARA O FILHO DE DEUS, PARA QUE SEJAM ENCHIDOS DO ESPÍRITO SANTO, E DEVEM DEDICAR A ELE UM LOUVOR SINCERO QUE PARTE DE UM CORAÇÃO PRESENTE.”
Aqui na Oitava Igreja, o período de louvor é preparado com cuidado e feito com dedicação e honra ao Senhor. De acordo com o Pastor Iury Guerhardt, responsável pelo ministério, cada canção é escolhida de acordo com o tema do culto, que pode ser sobre comunhão, adoração e celebração, através da sugestão dos integrantes e da votação entre a liderança das bandas. Isso é feito para que “a mensagem das músicas tenha coerência com o que será pregado em seguida ao período de louvor”, explica o pastor.
Contudo, a questão mais importante destacada pelo Pastor Iury na escolha das músicas é ter Jesus Cristo como centro de todo o louvor: “É importante que as músicas sejam bíblicas em seu conteúdo e cristocêntricas, ou seja, as músicas que cantamos na igreja como adoração precisam exaltar o nome de Jesus”.
Sobre isso, ele também lembra que é um momento onde toda a congregação deve se voltar para o Senhor. “Não só no momento do louvor, mas em todo o culto, o seu pensamento e o seu coração devem estar voltados para o filho de Deus, para que sejam enchidos do Espírito Santo, e devem dedicar a Ele um louvor sincero que parte de um coração presente”.
O reverendo também comenta a importância deste momento, de acordo com a Bíblia: “É um período em que a igreja exaltará ao Senhor em comunhão, expressará ao Deus vivo sua gratidão pela graça derramada todos os dias em nossas vidas. Além disso, este período prepara os corações para a mensagem da palavra de Deus que virá logo em seguida”.
Atualmente, aqui na Oitava Igreja, são mais de 80 integrantes do Ministério de Louvor, entre instrumentistas, cantores e auxiliares, divididos em sete grupos atuantes. Semestralmente, são organizadas as escalas de ministração de cada grupo, para que todos eles participem dos cultos aos domingos e durante a semana. Em um ano, são mais de 365 participações.
Além disso, são realizados musicais, “com o intuito de aperfeiçoar os membros do ministério e também apresentar louvores mais bem elaborados para edificação da igreja”, aponta o pastor.
Segundo o Pr. Iury, cada banda possui um ou dois líderes, que “são essenciais no cuidado, manutenção e desenvolvimento do grupo”. Ele também explica que o grupo de louvor têm buscado apoiar e dar suporte às equipes de louvor dos outros ministérios, como o Coral, Ministério Infantil, Adolescentes, Mocidade e Jovens Adultos.
Para ingressar no Ministério de Louvor da Oitava Igreja, que tem como conselheiro o Presbítero Carlos Nascimento, e como coordenadora musical a membro Raquel Pinatti, é necessário passar por uma audição técnica, que acontece trimestralmente, e uma entrevista com o pastor responsável pelo grupo. A próxima audição ocorre no próximo sábado, dia 12/11. Se interessou? Entre em contato no e-mail mlouvor@oitavaigreja.com.br e participe.
Curiosidade: Duas das canções mais tocadas na Oitava, com as quais os membros mais se identificam, segundo Raquel Pinatti, coordenadora do ministério, são: Tú és Santo na versão de Ronaldo Bezerra, e Todo Som, da Banda Resgate.
| Ana Carolina Vitorino |