Menu

Estudos e artigos

JESUS: o Doador das promessas infalíveis

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Números 23:19
As promessas do Senhor são infalíveis. Tantas coisas podem acontecer, mas Deus cumpre as Suas promessas. 1 Reis 8.56: “Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo”.
Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.
Isaías 43:9
Me lembro de quando era criança, ouvi meu pai contando que meu avô comprava e vendia gado usando como garantia de pagamento o fio do seu bigode. Os tempos mudaram e hoje até para se alugar um imóvel são exigidas muitas garantias tanto do locatário, como do fiador. Isso acontece porque as situações de nossas vidas mudam e nem sempre conseguimos cumprir o que tratamos. As variáveis são muitas e como não temos o controle sobre tudo,  nossas promessas são apenas um atestado de boas (ou más) intenções. Não tenho o controle sobre a economia, sobre o clima, sobre o meu emprego, não tenho o controle sobre a minha vida (não sei o número da minha senha).
Em um mundo com tantas promessas quebradas, o que deveria ser a regra, vira exceção.  Mesmo nas coisas mais básicas a humanidade continua quebrando sua palavra: quebra dos votos de núpcias, quebra de contratos, quebra de declarações de amor. Cheques sem fundo, prestações atrasadas, calote. São tantas as situações em que as promessas não se cumprem, sejam em situações realmente graves e com muitos atenuantes, ou em situações simples que refletem a falta de caráter da pessoa, que fica difícil acreditar em promessas. Somos mais inclinados a duvidar do que a crer. Quando criamos altas expectativas, muito nos decepcionamos. Isso faz parte da nossa vida e da nossa caminhada. Maldito o homem que confia no homem. Maldito eu que acredito no outro, ou maldito eu que confio em mim mesmo.
Falo e insisto nisso porque quando falamos de uma promessa que foi feita há tanto tempo, para nós é difícil acreditar que essa promessa vai ser cumprida. Promessas infalíveis só podem ser feitas por um Deus infalível. Um Deus que tem o controle de todas as coisas em suas mãos. Como é bom saber que as promessas de Deus para minha vida vão se cumprir. Como é bom saber que não depende de mim.  Deus tem o controle sobre todas as coisas em todos os tempos e em todos os lugares.
Quando olhamos para as Escrituras percebemos de forma clara que TUDO que Deus falou que iria fazer, Ele fez. O texto de Isaías 43:9 (acima), me revela que o cumprimento das promessas de Deus são uma garantia da sua divindade, do seu poder, da sua soberania e do seu amor.
As promessas infalíveis de Deus para os seus filhos, são promessas de paz, de proteção, de cuidado, de amor; são promessas de salvação, de redenção e de transformação.
Jesus prometeu vir, e veio. Ele prometeu voltar, e voltará.
Jesus, o Messias profetizado. Jesus o Messias esperado. Jesus o nosso amado.
Pr. Eduardo Borges   |   preduardo@oitavaigreja.com.br