Menu

Notícias

Jesus – Deus Conosco

“Escutem! A virgem conceberá uma criança. Ela dará à luz a um Filho, que será chamado ‘Emanuel’ [‘Deus conosco]”. (Mateus 1.23 – A Bíblia Viva)

A razão de Jesus vir à Terra não era exclusivamente o seu sacrifício na cruz! Deus assim prometeu: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel”. (Isaías 7.14. Grifo meu.).

O nome Emanuel significa “Deus conosco”, e implica mais do que uma breve visita para um ato sacrificial. Revela antes o compartilhar da experiência humana. Deus planejou, desde o início dos tempos, dar ao homem não só instruções, mas um modelo perfeito, o próprio Filho, a quem o homem foi criado para copiar. Mas, para servir-nos de modelo, Ele teve de viver no mesmo mundo pecaminoso em que vivemos e enfrentar os mesmos desafios que enfrentamos. E assim Ele veio.

Como Jesus nos ajuda a lidar com os desafios da vida?

Quando enfrentamos os vários desafios da vida, podemos enxergar o exemplo de Cristo ao lidar com situações semelhantes, e imitá-lo. Para conseguir isso, devemos analisar não só as palavras dele, mas os seus atos.

A obediência. Cristo deixou a glória celeste (Filipenses 2.6-9.) para viver entre nós (João 1.1,14,18). Seu nascimento se deu em circunstâncias adversas, e em toda Sua infância obedeceu a Seu pai adotivo e Seu Pai celeste (Lucas 2.49,51.).

A felicidade. Ele, renunciando ao mundo e aos atalhos oferecidos pelos homens e por Satanás, optou pela felicidade proveniente da Sua relação com o Pai.

Os desejos da carne. Quando Jesus foi tentado no deserto por Satanás para que transformasse pedras em pães, ele não brincou com essa tentação, mas a rejeitou de imediato, citando as Escrituras (Mateus 4.3-4.).

A prática da justiça. Jesus sempre se posicionou do lado dos mais fracos e indefesos e se distanciou dos soberbos e arrogantes.

O Emanuel que esteve entre os homens e viveu para agradar a Deus continua presente em nossos corações, para moldar e transformar o nosso viver diário.

Quando o Emanuel está conosco, não precisamos temer os ventos contrários. Quando Ele está conosco, podemos andar sobre as águas das adversidades. Quanto Ele está conosco, podemos viver com a perspectiva da eternidade.

Que possamos ser preenchidos com a presença do Deus conosco.