Menu

Notícias

Intercessão pelas nações em guerra

admin-ajax

Mais um triste capítulo de guerra na Síria abre a semana e reforça a necessidade de intercessão pelo país e por toda a comunidade que sofre com os confrontos violentos na região.

Quase 60 pessoas morreram após um atentado, em Aleppo, durante o fim de semana. Entre as vítimas, estão nove crianças. O número é preocupante, já que, desde abril, foram mais de 500 mortos na área.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, uma Organização Não Governamental do país, helicópteros e caças do governo bombardearam os bairros de Qataryi, Karam al Jabar e outros que são controlados pelos rebeldes. Em resposta aos ataques, os rebeldes abriram fogo contra os bairros controlados pelo governo e aumentaram o número de mortos.

A guerra civil teve início em 2011, após a chamada Primavera Árabe, que levou milhares de pessoas às ruas em protesto contra o governo ditador. Infelizmente, as manifestações se transformaram em confrontos violentos e dividiram o país entre rebeldes e pró-governo.

Há mais de cinco anos, a guerra civil já contabiliza 250 mil sírios mortos. Além disso, milhares de pessoas tentam fugir do país e buscar abrigo na Europa, mas se deparam com acidentes no Mar Mediterrâneo e a proibição de entrada em alguns países.

Recentemente, imagens de crianças afogadas sendo resgatadas assustaram a população de todo o mundo. A circunstância demonstra a fragilidade do homem na vida e nos exorta, mais uma vez, a continuar em oração pelos que sofrem.

O apóstolo Paulo, em suas cartas, nos ensina sobre o dever do Cristão em interceder pelo semelhante, e é com essas palavras que devemos aprender um pouco mais sobre empatia.

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos. (Efésios 6:18) (Nova Versão Internacional)

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. (1 Timóteo 2:1,2) (JFA Atualizada)

Vale lembrar que este é apenas um dos países que se encontram em situação de guerra ou que sofrem com a violência, que de forma diferente, mas de igual preocupação, atinge também o Brasil.

Que então toda a igreja se dedique em clamar por esses povos, pela redenção de grupos ou governantes violentos e pelas nações que podem ajudar os necessitados.

Fonte: G1, BBC Brasil e Brasil Escola

 

| Ana Carolina Vitorino |