Influenciados por Cristo, homens influenciam gerações
O ministério de homens da oitava igreja reúne jovens, adultos e idosos para uma maior aproximação com o senhor jesus, por meio de cultos, retiros e, principalmente, a oração da madrugada.
Influenciar, segundo o dicionário, é “a ação de um agente sobre alguém ou alguma coisa, com o intuito de produzir mudanças”. Uma palavra forte, com um importante significado, tendo em vista a capacidade do ser humano de influenciar ou ser influenciado por pessoas, circunstâncias ou pelo mundo virtual.
Você já parou para pensar sobre o que tem te influenciado? A Oitava Igreja sim! E por isso, há quase 15 anos, tem um ministério feito para influenciar pessoas, famílias, nossa cidade e o mundo: o HIG – Homens que Influenciam Gerações.
Segundo o Pastor Roberto, responsável pelo HIG, o grupo de homens da Oitava é um braço do Ministério de Família, que reúne de jovens a idosos, solteiros ou casados; com o objetivo de fortalecê-los no aspecto físico e espiritual, levando-os a um relacionamento mais próximo de Deus.
O grupo ganhou esse nome em 2003, mas a atuação dos homens na igreja data da sua fundação, ainda na década de 60, tempo em que o grupo já manifestava a organização dinâmica e rica em comunhão. Desde aquela época, centenas de iniciativas já foram adotadas pelo ministério, como as antigas reuniões de segunda-feira para incentivo profissional, os cursos de capacitação e palestras voltadas para a atividade profissional homem.
Sem perder o cunho evangelístico, o HIG já propôs jantares, encontros, passeios, reuniões e diversas outras programações para reunir os homens da igreja. Uma desafiadora tarefa, segundo um de seus líderes, Milton do Carmo Jr.: “O senso comum mostra que reunir homens é um desafio gigantesco, não apenas pela promoção de um evento, mas pelo desafio constante da conexão entre estes”, revela.
A lista de atividades realizadas por eles é grande, mas uma, em especial, tem movimentado o ministério e gerado cada vez mais interação. Foi esse projeto que levantou os homens e deu novo fôlego ao grupo. Quinzenalmente, cerca de 125 homens se reúnem no templo da igreja, no sábado, para um momento dedicado à oração. O que mais chama atenção, entretanto, é o horário das reuniões: às 5h da manhã, a Oração da Madrugada dos homens da igreja.
Milton avalia o encontro de uma maneira especial, dizendo se tratar de um despertamento à oração: “Descobrimos que precisamos orar, descobrimos que orar nos traz paz e esperança, descobrimos que Deus quer falar conosco. Sabemos que ainda precisamos orar verdadeiramente”.
Ele também afirma que na atividade, que acontece há cerca de três anos, muitas respostas de oração foram encontradas: “Vimos orações respondidas, encontramos homens que desejavam aprender a orar e desenvolver uma comunicação permanente com o Deus Eterno”, considera.
O impacto tem saído das quatro paredes da Oitava e alcançado outros territórios. O líder confessa uma surpresa ao depararse com homens de outras igrejas participando da oração da madrugada: “A nossa tarefa hoje é incentivar a mesma iniciativa para que diversos irmãos orem em suas igrejas”, ressalta. E isso leva ao convite: “Todos os homens são bemvindos ao nosso encontro, e por lá já passaram mais de 300 pessoas, de crianças a anciãos. Não importa o nosso tamanho, importa que Jesus se faça sempre presente!”.
Além do momento de oração, o HIG promove vigílias, cultos, retiros e ações sociais. Você, homem, membro ou visitante da Oitava Igreja, é convidado especial para se integrar ao ministério. Para saber mais, entre em contato com a secretaria: 3449-8600.
Veja abaixo alguns depoimentos dos participantes do HIG:
“Desde a primeira vez que fui, não falhei mais e percebi o quanto Deus é maravilhoso e sempre tem me dado as respostas que eu preciso, não tem me deixado angustiado como era antes, só vivia reclamando e muitas outras coisas, mas agora é só bênção na minha vida e família.” Jeremias da Costa Bispo – 33 anos
“A importância da reunião de oração da madrugada, para mim, é o mantimento espiritual que sustenta minha família, como sacerdote do lar prezo pelo equilíbrio espiritual, e o tenho encontrado por meio dessas orações.” Edimar Torres – 42 anos
“Há pouco mais de um mês, tenho frequentado a reunião de oração na madrugada e desde a primeira vez que fui, entendi que trata-se de uma convocação. O que tenho visto e vivido desde então, confirma meu papel de sacerdote do meu lar. O que ocorre nas madrugadas de sábado da Oitava Igreja é sobrenatural, é Deus agindo, é algo que não pode ser desprezado por quem conhece e tem vivenciado. É algo a ser compartilhado aos outros homens e deve perdurar até o retorno do nosso Salvador.” Willy Hendel – 41 anos
“Comecei a ir na oração desde meus 10 anos (dia dos pais, em agosto de 2016). Fui a convite de meu pai que queria, como presente, orar comigo naquele dia. Eu quis ir porque, desde pequeno, meu pai faz culto com a nossa família antes de dormir, e ele me pedia muitas vezes para orar, mas eu não orava porque tinha vergonha. Então, depois que eu orei pela primeira vez, comecei a orar todas as vezes que ele me pedia, pois quando oro, sinto uma sensação tão boa que dá vontade de orar o dia inteiro. E é por isso que não deixei mais de ir na oração dos homens, gosto de conversar com Deus e estou feliz na oração, pois a cada dia entra mais homens para orar com a gente. Sou grato a Deus por cada companheiro de oração que conheci nesta reunião.” Lucas Mota – 11 anos