Ilca Durães de Oliveira e Silva
Nascida em Riacho dos Machados, MG, 23 de maio de 1926, filha de José e Maria Durães, 7 irmãos: José Jorge, Amilcar (in memoriam), Sadi (in memoriam), Nicodemos, Ilza, Madalena e Ivete. Casou-se com Anatalão Pereira da Silva (29.09.1916 – 26.01.1985) e teve que aumentar a idade em dois anos para se casar. 16 para 18. Jovens os dois vieram, num (burro) animal, emprestado por um amigo, para Janaúba, buscar esperança e novos tempos. Já crentes no Senhor Jesus, chegaram dependentes da bênção do Senhor. Viveram juntos por 42 anos, 6 meses e 26 dias de vida conjugal.
Tiveram onze filhos: Elizeu, que viveu apenas 21 dias, e os demais: Dolores, Izaete (in memoriam), Carlos Joel, Rute, Jeremias, Ester, Josué, Jairo, Nicodemos e Dorcas.
Da descendência dela e de meu pai, “Seo” Anatalão, vieram os netos: filhos de Dolores e José: William, Márcia, Marta, Mirtes, José Márcio (in memoriam), José Carlos, Marcelo e José Junior. Filhos de Carlos Joel e Anita: Pollyana, Keila, Kenia e Carlos Joel Junior. Filho de Rute: Ricardo Felipe. Filhos de Jeremias e Ana Maria (in memoriam): Jeremias Junior, Lucas Davi e Ciro Daniel. Filhos de Ester e Ilson (in memoriam): Fred, Eduardo (Dudu), Elder e Ilson Junior (Junin). Filhos de Nicodemos e Maísa: Lucas Emanuel, Lemuel e Nicolas. Filho de Dorcas e Dartanhan: Silas Gabriel.
Seus bisnetos: filhos de William e Nercy: Timóteo e William Jr.. Filhas de Márcia: Luane e Ana Lídia. Filhos de Marta e Jurandir: Márcio Henrique, Isabela e Mariana. Filhos de Mirtes e Juracy: Hiago e Hiana. Filhos de José Carlos e Simone: Daniel e Fernanda. Filho de Marcelo e Viviane: Theo. Filho de José Junior e Tiara: Bernardo. Filhos de Pollyana e Wallace: Rafael, Gabriel e Miguel. Filhos de Keila e Waternúbio: Daniel e Ana Beatriz. Filho de Kenia e João: Benício. Filho de Carlos Joel Junior e Kaylin: Lucas Joel. Filhas de Fred e Débora: Eduarda e Isabela. Filho de Eduardo e Priscila: Henrique. Filhos de Lucas Davi e Juliana: Davi Lucas e Ana Clara. Filha de Ciro e Marcela: Giovana.
Tetranetos: Filha de Márcio Henrique: Sara. Filhas de Fernanda: Maria Helena e Maria Alice. Filhos de Luane: Arthur e Ester.
Além disso, o Senhor lhe acrescentou uma nora: Cláudia Maria (Jeremias) e uma neta do coração: Rúbia Mara, filha de Cláudia. Criou também como filhas do coração: Dalva e Dirce, filhas do seu irmão Amilcar.
Da altura dos seus 95 anos (23/05/2021), viu outros netos se casarem: Jeremias Junior com Giselle; Lucas Davi com Juliana; Ciro Daniel com Marcela; Heder com Lorraine. E, recentemente, viu o casamento de seu bisneto Daniel, com Luna.
Mulher de Deus, foi convertida aos 13 anos de idade, mas só foi batizada no Rio Gorutuba, em Janaúba, aos 26 anos. Diaconisa da Primeira Igreja Batista de Janaúba, sempre serviu ao Senhor Jesus em sua igreja, de múltiplas maneiras: como professora da Escola Dominical, líder da MCA (Mulher Cristã em Ação), conselheira de adolescentes, vice-presidente da igreja, cantora do coral como contralto.
Comerciante, atuou por muitos anos no mercado central de Janaúba e ainda tem um pequeno comércio de artesanato. Hospitaleira: muitas e muitas pessoas foram abrigadas por dias, meses e anos em seu lar, ao lado da filharada. Poetisa, escreveu mais de 200 poesias. Pregadora. Corajosa. De temperamento firme.
Cultiva um hábito por dezenas de anos: lê sua Bíblia e ora todas as manhãs e também todos os dias às 22h20 – Ruth é sua companheira de oração. Muitas vezes, ora nome por nome, por todos os seus. É membro assíduo dos cultos e reuniões em sua igreja e, com o apoio dos irmãos e irmãs, segue visitando e socorrendo enfermos e necessitados dentro das suas possibilidades. É de uma inteligência rara e possui um tino exponencial para negócios, apesar de ter cursado apenas a 3ª série do curso primário.
Como uma abençoada e abençoadora matriarca, conhece a saga que sua família viveu e vive – o que envolve dores, tristezas, perdas, alegrias, superações, conquistas e, como diz em sua poesia, muitas e muitas bênçãos incontáveis da parte de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular
Poesia – GRANDE VITÓRIA
Ilca Durães de Oliveira e Silva
Hoje estou muito contente
Sabem qual a razão?
É o meu aniversário
Pulsa forte meu coração
Lembro-me das coisas passadas
Mas lembro com alegria
Casei-me com Anatalão
Deus nos deu onze filhos
Dois em memória
Mas nove aqui estão
Criamos com grande trabalho
Não foi tão fácil assim
Hoje faço noventa e dois anos
Tenho alegria sem fim
Deus nos abençoou
De tal maneira com emoção
São todos servos do Senhor
Por isso tenho muita gratidão
Hoje aos noventa e dois anos com alegria
Vinte e cinco netos, vinte e seis bisnetos e
quatro tataranetos
Isto é para pouca gente
Esta grande harmonia