Honestidade
“O Senhor me tratou conforme o meu justo coração; conforme a honestidade das minhas mãos, recompensou-me. […] Ao fiel e bondoso te revelas fiel e bondoso, ao irrepreensível te revelas irrepreensível, ao puro te revelas puro, mas com o perverso reages à altura.” (Salmo 18.20,25-26 KJV)
Honestidade é um assunto que parece já ter saído de moda há muito tempo. Todos os dias acessamos notícias que falam sobre corrupção, desvio de dinheiro, roubalheira… São bilhões de reais que vão para o esgoto por conta da desonestidade de muitos. Essa pilha de informações e notícias que são veiculadas pela mídia, em geral, parecem promover em nossa mente uma espécie de cauterização moral, de insensibilidade ética, e tende a nos fazer acreditar que o legal é ser desonesto. Tenha dó!
O resultado disso é que quando o assunto é honestidade, a gente sempre fica com “uma pulga atrás da orelha”: É possível viver honestamente em um ambiente em que parece reinar a corrupção? Eu acredito que sim. Sabe porquê? Essa preciosa virtude do caráter faz parte do ensinamento bíblico para todas as pessoas. Ser honesto é algo que está presente no que a bíblia chama de “a vontade de Deus para os homens.” Por mais que pareça um ideal inalcançável, existe um caminho aberto para aquele que deseja viver com integridade e retidão.
Fica a dica:
Seja honesto com você mesmo.
Tem que começar com você! Então assuma a responsabilidade por suas decisões e escolhas; manter-se íntegro e honesto é uma decisão pessoal. Cultive um caráter firme e lance sempre as suas sementes com honestidade, certamente você colherá bons frutos. Não permita que a sua mente seja moldada pelos valores do tempo presente. Seja honesto com você mesmo! Resista às pressões e não ceda diante das tentações. Se não dá para ter credibilidade em mais nada, pelo menos você é alguém digno de confiança.
Seja honesto com seu próximo.
Uma coisa que Deus abomina é a dissimulação de caráter. Alguém que se esconde por trás de máscaras e finge ser algo que não é. Infelizmente isso é muito comum, por isso, o que se percebe é que muitos relacionamentos são estabelecidos no nível da superficialidade. De forma geral, as pessoas têm medo de revelar quem realmente são, especialmente quando estão por de trás de um perfil virtual. Parecer ser alguma coisa tornouse mais importante do que realmente ser. Seja honesto com seu próximo! Saiba que muito mais importante do que a sua reputação é o seu caráter, aquilo que você realmente é quando ninguém está vendo. O hipócrita pode até manter uma aparência honesta por algum tempo, mas um dia as máscaras caem.
Seja honesto com Deus.
Fala sério: de Deus a gente não consegue esconder nada. Por que então você tentaria esconder algo de Deus? Ele nos sonda, nos conhece plenamente e sabe o que está no mais íntimo do nosso coração. Seja honesto com Deus! Confesse a Ele suas mazelas, seus pecados. Confesse a Ele que muitas vezes você é tentado a seguir os padrões de vida que estão cada vez mais distantes daquilo que o Senhor estabeleceu. Você só tem a ganhar. Ele é fiel e é justo! Ele é bondoso e certamente nos dará firmeza de coração e de caráter para seguirmos o caminho da honestidade.
Para finalizar, listo três simples verdades sobre honestidade:
- O caminho da desonestidade pode até trazer resultados mais rápidos, mas o fruto do honesto permanece por mais tempo.
- É mais difícil ser honesto do que parecer honesto, então persevere firme ainda que custe mais caro, ainda que seja necessário sofrer o dano.
- Sim, Deus recompensa aquele que semeia com justiça e cujo coração é honesto.
Pr. Adelchi Rangel Pastor Auxiliar – Oitava Betim
—