Menu

Pr. Jeremias

Gente Difícil

Todos nós somos difíceis. Fala sério. D-i-f-í-c-e-i-s!
Nenhum de nós é assim gente boooa todo dia e o dia todo. Ninguém é sempre nota 10. Todo mundo tem dia, ou, em certas horas do dia que tira notas altas ou no mesmo dia, em outro contexto, tira notas baixíssimas. É uma surpresa!
Ninguém é 10, 9 ou 8 todo o dia, a semana toda, o mês todo e o ano inteiro. Têm dias ou em algumas horas do dia que nós somos uns -5 (menos cinco).
Em todos nós, falta uma beiradinha para ficar no ponto.
Alguns se mostram sempre o bonzinho, amigo de todos, chefinho bonzinho, vizinha ou vizinho bonzinho. Quer ser sempre o que só pensa nos outros. Todo mundo que é bonzinho demais acaba prejudicando sua família, seu ambiente de trabalho e sua própria vida. O bonzinho, uma hora destas, vai mostrar seu desprezo e escárnio pelos outros. Aguarde e verás! Gente difícil também.
Outros gostam de encostar, “se tem alguém que faz… eu não vou fazer”. Se puder chegar atrasado no trabalho ou se puder sair mais cedo, se puder deixar para os outros fazerem… Você já conhece este filme. Gente difícil também.
Outros ficam cheios, irritadiços e irritadíssimos e tensos, chega um momento que as pessoas não aguentam olhar mais aquele indivíduo. Evitam confrontar e tratar as arestas e dizer o que tem que ser dito. Quando resolvem dizer, o vulcão expele fogo, pedras, cinzas e lava quente para cima dos outros e pode deixar o ambiente relacional quase irrecuperável.
Há gente difícil em todo lugar: na família, no trabalho, na igreja, na escola. Só não tem gente difícil no cemitério, se enterrado, diga-se de passagem.
É preciso confrontar e tratar o assunto com amor e firmeza, dar uma nova oportunidade. Perdoar e firmar novos compromissos para que a vida siga em paz, animada e próspera.
Portanto, todos nós precisamos sempre de novas e boas doses de humildade no olhar, nas palavras, no andar e nas avaliações sobre os outros. E aceitar de bom coração quando confrontados ou chamados atenção no lar, no trabalho, na igreja e na sociedade.
E vamos orar para que os outros, que nos acham difíceis, tenham para conosco um olhar e uma conduta sincera em amor, cheia de bondade e de compaixão.
“Sejam todos humildes uns para com os outros, porque Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.” (1 Pedro 5:5-6).

Pr. Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br