FELIZ NATAL! PODEMOS CRER NO AMANHÃ
Um pastor adormeceu no seu escritório numa manhã de natal e sonhou com um mundo para o qual Jesus não tivesse vindo. No seu sonho ele andou pela casa e não viu sinais de celebração de natal. Andou pelas ruas mas não havia igrejas. Voltou-se para casa e não viu em sua biblioteca nenhum livro sobre Jesus Cristo. No sonho, alguém bateu à porta e pediu que ele fosse visitar sua pobre mãe à morte. Apressadamente, saiu e acompanhou o filho que soluçava quase em desespero. Ao chegar diante da enferma, abriu sua Bíblia, mas sua Bíblia não tinha o Novo Testamento. Não havia evangelho, promessa de salvação, de ressurreição, de vida eterna. E ele pôde apenas baixar a cabeça e chorar com a família em desespero. Horas depois, ao acompanhar o sepultamento, não havia uma palavra de consolação em sua alma, nada sobre a ressurreição. O pastor rompeu num choro convulsivo e amargo em seu triste e terrível sonho.
De repente, acordou ao som de música. Na sua igreja havia um ensaio para um musical de natal, e ele ouviu:
“Nasceu vosso Rei, o Cristo prometido.
Oh. vinde adoremos. Oh vinde adoremos.
Oh vinde adoremos ao nosso Senhor.”
(fonte: Mananciais do deserto)
“O milagre central sustentado pelos cristãos é a encarnação. Eles dizem que Deus se fez homem. Todos os outros milagres conduzem a esse ou o exibem, ou resultam dele. A encarnação de Cristo é o evento central na história da terra, é o evento em torno do qual toda a história gira.” C.S. Lewis.
O primeiro natal, o natal dos pastores em Belém, foi um dia de encontro com Cristo. Assim deve ser o natal de todos nós. O encontro com Cristo nos transforma. Antes, os pastores viviam no mundo exterior cheio de ódio, conflitos e tensões internacionais e no seu mundo interior cheio de lutas pessoais, mágoas, desapontamentos, desânimos, temores, frustrações, saudades, solidões variadas e também esperanças – como cada um de nós. O “dia de natal” nos convida a ir a Cristo. JESUS CRISTO VEIO! Alegremo-nos. “Eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo. É que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” Lc 2.11.
Depois do encontro com Jesus, os pastores voltaram como gente diferente pelo que tinham visto e ouvido. Davam glórias a Deus. Glória é manifestação de louvor e adoração sem reservas. Eles também compartilhavam com todos esta boa nova: nasceu o Salvador.
O que acontece depois do natal faz toda a diferença. Amanhã voltamos ao trabalho, as lutas da vida, ao mundo conturbado, às frustrações e problemas familiares. Mas podemos enfrentar tudo de uma nova perspectiva: por causa do natal de Cristo, nada será igual e o mesmo novamente.
Podemos retornar diferentes pelo que temos ouvido, visto, aceitado e experimentado de e por meio de Jesus Cristo, O Emanuel, Deus conosco! Deus desceu à terra! Tudo é possível agora! Há esperança! Há uma viva esperança! Somos ricos de Esperança no poder do Espírito Santo! Aleluia. Feliz natal e um ano de 2017 cheio de esperança.
GRATIDÃO PELO ENCORAJAMENTO E APOIO EM 2016
Nossa gratidão a toda igreja, líderes, voluntários em todas as áreas, diáconos, presbíteros, equipe pastoral, obreiros, funcionários, seminaristas, missionários, famílias de dentro e de fora da Oitava, seguidores nas redes sociais, telespectadores do programa Cada Dia, parceiros de dentro e de fora do Brasil, e a você que em 2016, de algum modo, cooperou e encorajou o ministério da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. Que o Senhor lhe acrescente bênçãos demoradas. Grande abraço, gente boa.
Pr. Jeremias Pereira
Pastor Titular