FAMÍLIAS RESTAURADAS, IGREJA FORTE
A pressão da vida pós-moderna sobre a família tirou dos pais o convívio com os filhos. Abaixo listo algumas dicas para ajudar a melhorar a convivência e a vida no lar:
- Dê a si mesmo para seu lar – Cônjuge e filhos precisam mais de você do que você dos presentes que doa. Gaste tempo de qualidade com sua família.
- Seja um ouvinte atento – Por mais cansado que você volte do trabalho, lembre-se: sua família é um outro universo que precisa de você para conversar, rir, chorar e orar juntos.
- Construa boas memórias em família – Passeie, tire fotos, surpreenda sua esposa/seu marido com algo que ela(e) nunca pensou. Uma viagem surpresa, um presente, uma saída para um lanche ou um jantar. Registre os momentos engraçados. Tire tempo para contar histórias sobre a família.
- Divirta-se com sua família – A vida é muito curta e trabalhosa para viver sem dar boas risadas. Ria de si mesmo e das circunstâncias.
- Encoraje seus filhos – Leve-os à escola, mesmo os universitários (de vez em quando). Vá aos eventos da escola. Elogie e abençoe seus filhos. Dê-lhes ideias e oportunidades para ganhar dinheiro.
- Seja parceiro – Casais precisam ser cúmplices, companheiros, amigos, irmãos de fé, amantes, servos de Cristo e colaboradores na igreja.
- Leia a Bíblia e ore em seu lar – Uma vez por semana, pelo menos, reúna a tribo para orar. Se os filhos são crianças, faça o culto doméstico diariamente.
- Fale de Jesus para seus filhos – Não seja “neutro”, alegando que quando crescer seu filho vai escolher o próprio caminho. Dessa forma, você passará o seguinte valor para seus filhos: “Deus é irrelevante e podemos viver sem ele”. Você não faz essa decisão em relação à escola e à saúde, mesmo sabendo que, ao crescerem, eles terão suas escolhas. Dê aos seus filhos um referencial de fé.
- Traga sua família à igreja – Ensine desde cedo o valor de vir aos cultos, à escola dominical, de participar de um grupo de crescimento e de se envolver na vida da igreja. Ensine seus filhos a dar dízimos e ofertas, a orar com os irmãos e se envolver com o pobre e com a obra missionária.
– Pr. Jeremias Pereira • Pastor Titular