Menu

Estudos e artigos

Família um plano do Eterno

Deus estabeleceu que o lugar ideal para ensinar aos filhos e netos sobre o Seu nome, os Seus feitos e o temor a Ele, seria a casa, o lar, a família. A família foi estabelecida pelo próprio Deus nos primórdios da criação, pois ao criar a mulher a partir do homem, e, que ao coabitarem seriam uma só carne, estabeleceu uma unidade geradora de seres, que são os filhos, que compõem uma família. A família é a célula mater da sociedade. O pecado da desobediência atingiu em cheio a família; manchou e marcou definitivamente a vida familiar, trazendo a intriga, o ódio e a violência. Caim impiedosamente matou seu irmão Abel por inveja, porque Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim. Desde então a família tem sido açoitada por ataques, inclusive no campo religioso.
Mesmo sendo bombardeada e desacreditada por alguns, a família continua sendo o anseio do ser humano. É na família onde as pessoas tem as primeiras e as últimas experiência de sua existência. Nela nascemos e morremos. Na família amamos e somos amados, aprendemos e ensinamos. É na família que aprendemos a relacionar com o outro. A família produz em seus membros o sentimento de pertencimento. A família nos forma e nos transforma, nos aceita e nos compreende. A família é o primeiro local onde podemos ser nós mesmos, onde dispensamos as máscaras.
Toda família tem o seu valor. Mesmo que alguém julgue sua família de origem como sendo inapropriada e disfuncional, ela continuará sendo o local onde essa pessoa aprendeu alguma coisa de valor. Não existe família perfeita.
Deus sempre amou a família a ponto de “viver” em uma. Deus incentiva as pessoas a viverem em família, a despeito do modelo. Uma família estável pode ser uma luz na escuridão, um oásis no deserto e uma referência na confusão. Uma família estável pode ser uma “bússola” onde os seus membros, especialmente os filhos, recebem direção. Uma família estável pode ser um “porto seguro” onde os seus membros “ancoram” suas emoções a espera de bonança. Um família estável é um “abrigo” que propicia proteção em tempos de perigo. Uma família é um “altar”, onde as pessoas podem se curvar e encontrar Deus.
Quando olhamos para a Palavra de Deus, encontramos vários versículos que indicam os propósitos da sua existência.
a) Escudo (Pv 14.26,27); b) Segurança (Ec 4.12); c) Lugar de aprendizado (Sl 144.12); d) Local onde os pais devem passar valores cristãos para os filhos (D 6.6,7); e) Lugar para se viver a felicidade (Ec 9.9); f) De se dar bons exemplos (Sl 127.3-5); g) Família é lugar de Ministério ( I Co 16.15,19); h)Família é lugar de bons exemplos (Rm 12.13)
A família geme e sofre e, consequentemente, a sociedade, a igreja e a escola sofrem. Precisamos defender e resgatar a família. A família necessita de cuidados e investimentos. A igreja continua sendo a única instituição que acredita, defende e investe na família. Cabe a cada um blindar a sua família contra os ataques da sociedade. Família saudável, sociedade saudável. Uma família pode influenciar outras famílias. Precisamos voltar a atenção para a nossa família. Precisamos investir em nossa família. À medida que fortalecemos a família ela se torna um ambiente forte, saudável, terapêutico, inclusivista, onde seus membros vivenciam, em palavras e gestos, o amor de Deus. Investimos na família quando escolhemos nos relacionar com Cristo e vivenciá-lO no ambiente familiar. Quando relacionamos com Cristo podemos amar incondicionalmente o nosso cônjuge e compreender os filhos. O relacionamento com Cristo nos habilita a honrar e obedecer aos pais. O relacionamento com Cristo nos capacita com ousadia para mantermos fora dos nossos olhos e ouvidos entretenimentos que depõem contra a família. Não desista de sua família, pois as últimas experiências de sua existência serão vividas nela.
Se a sua família necessita de ajuda, entre em contato com o Ministério de Família da Oitava.
Que o Senhor abençoe grandemente a sua família.

Pr. Roberto T. Santos | prroberto@oitavaigreja.com.br