Menu

Notícias

FAMÍLIA QUE ESTUDA A PALAVRA UNIDA, PERMANECE UNIDA

Casal resolveu mudar data de viagem à praia para não perder a Escola Bíblica de Treinamento.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Sl 119.105 – ARA). É exatamente como descrito nesse versículo que a família Vaz, na Oitava desde 2014, considera a Palavra do Senhor Jesus. Janaina, 43, o marido Cláudio, 46, e os filhos Rafael, 19, e Sofia, 14, participaram de todas as aulas da Escola Bíblica de Treinamento no 2º semestre de 2019 – o casal frequentou a mesma turma, e os meninos compareceram a outras duas classes distintas.

“No início ficamos bem animados porque estudaríamos o livro de Atos. Começamos então a participar das aulas”, relembra Janaina. A cada semana, eram estudados dois capítulos, permitindo assim o aprofundamento dos temas. “Na sala de aula tínhamos liberdade para perguntar, questionar… os professores foram de uma sabedoria espetacular e de uma simplicidade nota 1.000”. Outro ponto fundamental, segundo ela, foi a comunhão entre os colegas de sala.

“À medida que a turma ia se encontrando, criávamos mais liberdade. Então fizemos caminhadas juntos e até uma sessão de cinema na casa de um dos professores. A cada domingo, um irmão ficava responsável por levar o lanche. Isso aproximou a turma ainda mais”, conta Janaina. Dentre as lições sobre o livro de Atos que mais a marcaram, estão: a atuação do Espírito Santo e a conversão de Paulo. “Teve ainda a discussão entre Paulo e Pedro; a pregação aos gentios; e o batismo”, acrescenta.

Participar das aulas, entretanto, não foi fácil. A família mora em Contagem, a uma distância considerável da Oitava. A volta para casa, portanto, servia para que os quatro repassassem o que haviam aprendido mais cedo. Dentro do carro, debates, questionamentos, esclarecimentos e, claro, crescimento mútuo. “A Sofia teve um papel importante nessa história, porque ela é simplesmente apaixonada pela Palavra de Deus; é uma adolescente que ama estar na igreja, participando”, relata a matriarca.

Em meados de outubro, já quase na reta final da EBT, a oportunidade de fazer uma viagem à praia bateu à porta da família. Guarapari, no Espírito Santo, seria o destino. O “problema” é que a partida se daria num sábado, o que os impediria de comparecer à classe no dia seguinte. “A Sofia ‘bateu o pé’ e disse que não iria, pois não queria perder a EBT. Então tivemos que transferir a viagem para o domingo à noite. Viajamos e retornamos na noite do sábado seguinte”, revela Janaina.

A menina justifica a “teimosia” lembrando que, em algum momento, ela, os pais e o irmão haviam estabelecido o propósito de comparecer a todas as aulas. “Quando descobri que, quem fosse todos os dias ganharia um livro, fiquei ainda mais animada e, a cada aula que assistia, eu me sentia mais motivada a aprender”, diz Sofia, que garante buscar conhecimento bíblico para compartilhar com os amigos de escola.

Agora a família Vaz se prepara para iniciar o 1º semestre da EBT 2020. Muito provavelmente, em turmas separadas, como no ano passado, por causa da variedade de temas, mas, com toda certeza, unida e decidida a estudar e pôr em prática os ensinamentos da Palavra. E você, já fez sua inscrição? As aulas começam no início de março. Consulte as classes disponíveis, escolha o assunto de seu interesse e inscreva-se.

Te vejo na EBT!