Menu

Estudos e artigos

EXTRATERRESTRES EXISTEM?

Quem em sua infância não foi tomado por este tema e fez viagens interplanetárias imaginando como seriam os extraterrestres?! Do bem ou do mal? Iriam dominar o planeta ou viriam em missão de paz? Teriam uma tecnologia avançada que nos ajudaria a avançar como habitantes da Terra ou nos fulminariam com seus raios-laser? 

Como cristãos, qual nossa relação com esse assunto e o que a Bíblia Sagrada tem a nos dizer sobre vida em outros planetas? Primeiramente, algumas coisas a explicar: Objeto voador não identificado (ovni) são todos os objetos que voam e que não se sabe o que é. Pode ser uma foto de um pombo mal tirada, um meteoro ou até mesmo um lixo espacial. 

Ufólogos, dos sérios aos curiosos que usam chapéu de alumínio, sempre têm respostas prontas e nos enchem de platitudes e falas abstratas a respeito da vida fora da Terra. Sem falar nos grupos que geralmente encampam essas turmas. Hippies, gente ligada à esoterismos, religiões místicas e alguns casos isolados de pessoas que foram abduzidas (não confunda com arrebatadas), cheias de barbitúricos e outros alucinógenos.  

Cientistas da área sempre consideram toda forma de vida. Existe vida em Marte? Indícios de atividade biológica no planeta surpreendem cientistas da Nasa1. Mesmo as pesquisas atuais trazendo termos como “pode, talvez, indicam”, nada é falado de concreto e a menor possibilidade de encontrar uma “ameba primeva” já dá base para sair aos cantos da internet gritando: NÃO ESTAMOS SÓS! 

Deus criou a Terra, os planetas e tudo o que neles há. Pelo que se vê, o Planeta Terra é o único lugar com possibilidade de vida habitável e possibilidade de coabitação em todo o ecossistema. 

O Salmo 8 cita: “Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste”. Assim, de fato é sabido de todo crente que não estamos sós. Deus não é um alienígena; nem os anjos, ET’s de Spielberg. Porém, são seres extraterrestres. Curioso como as palavras nos pegam. Então, se perguntarem se existem “seres extraterrestres”, podemos dizer: sim, ou os anjos são o que? 

Se filmados, pegos em flagrante ou capturados pela inteligência secreta dos EUA na famosa área 51, não sabemos. O que se sabe é que, de fato, não estamos a sós na criação de Deus. Anjos são seres ministradores aos homens, sob o serviço dos homens e a ordem de Deus. É o que a Bíblia diz. 

Importa também lembrar que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, e não há narrativa bíblica que nos diga outra coisa. Curioso é que todos os seres extraterrestres que habitam o imaginário humano são seres humanoides. Andam, se comunicam, se reproduzem e têm os mesmos sentimentos e mazelas humanas.  

É latente que o ser humano não consegue conceber um ser criado fora do que ele mesmo conhece. ET’s são sempre bípedes, com olhos grandes e viajam em seus discos voadores. Nunca em avião, teletransporte ou uma bola que voa. Sempre um disco, e o alienígena está pelado. Com tanta tecnologia, não alcançaram a moderna área têxtil. Coitados. 

Para a Igreja, importa saber que o uso que estes curiosos fazem das Escrituras, para tentar validar suas teses, é completamente desconexa da tradição hermenêutica, ou são até mesmo heresias. 

Como exemplo, temos a utilização do texto de Hebreus 11.3: “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”. A tentativa de argumentar que Deus fez “mundos” ignora que o termo bíblico para o texto é “AION”, o mesmo que “eras”, ou traduzido na King James como “universo”, para fazer um paralelo com espaço-tempo. 

Vemos nas Escrituras relatos como sinais e prodígios. Vemos acontecimentos nos Céus que nos fazem pensar se de fato não há outro pedaço habitável em tudo o que Deus fez. Porém, temos de saber o que foi revelado e por qual motivo. 

De fato, não estamos sós. Deus continua intervindo em Sua criação e sustentando todo o planeta com Sua bondade. Há extraterrestres! Seres que povoam os Céus, principados e potestades nas regiões celestiais.  

Porém, a Salvação veio não por meio de uma manifestação incorpórea ou uma entidade estranha a nós. A Salvação veio por um Homem, que é Deus. Veio por meio do Filho de Deus, que se fez homem e habitou entre nós, cheio de graça e beleza. Homem que padeceu, sentiu e sofreu a humanidade. A Salvação veio por um de nós, que viveu sem pecado. Isso sim é curioso. 

 

– Pr. Bruno Barroso – Pastor Auxiliar