Escolha sua unidade

Notícias

EXISTE UMA SAÍDA

Um assunto delicado, mas necessário. Falar sobre suicídio nunca é fácil, principalmente quando as estatísticas não são nada animadoras. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado em julho, o número de suicídios no Brasil aumentou 11,8% em 2022, na comparação com o ano anterior. Ao todo, foram 16.262 registros – é como se, por dia, 44 pessoas tivessem tirado a própria vida. 

Essa triste realidade nos faz tentar entender o motivo que leva alguém a esse extremo. Ou seriam “os motivos”? E quais seriam eles? Responder a esses questionamentos pode ser um ponto de partida. 

O psicólogo e especializando em Suicidologia Davi de Araújo Silva explica que existem fatores de risco para o comportamento suicida. Esses fatores, segundo ele, podem ser divididos em dois grupos: predisponentes (distante em relação ao ato suicida) e precipitantes (próximo em relação ao ato suicida). Dentro dessa primeira categoria estão as seguintes causas: transtorno psiquiátrico, histórico familiar de suicídio, violência e/ou alcoolismo, divórcio ou viuvez, desemprego, abuso infantil e, principalmente, se já houve alguma tentativa anterior; já no segundo grupo podemos citar: separação conjugal, luto, conflitos familiares, instabilidade financeira e sentimentos como rejeição, culpa e vergonha. 

Assim sendo, podemos concluir que o suicídio é multifatorial. Isso afasta a ideia comum de que o autoextermínio é resultante – somente – da depressão. Como apontado pelo especialista, o comportamento suicida pode ter várias outras razões. Por isso, ele chama a atenção para alguns sinais que podem indicar que uma pessoa está precisando de ajuda: “Tentar perceber a fala dela, se é um discurso mais negativo, pessimista. [Normalmente] A pessoa está muito para baixo. Você também observa quais são os ambientes que ela está frequentando; se ela está abusando do uso de algum medicamento ou substância como o álcool, por exemplo”. 

Uma vez observado um ou mais indícios, como ajudar? O ideal, de acordo com Davi, é ir atrás dessa pessoa sem julgá-la. “[O ideal é] prestar um acolhimento, demonstrando real preocupação e deixando claro que você sentiu falta dela. São pessoas que, geralmente, acham que não farão falta. Então, é importante também se atentar a isso”, salienta. 

Como se ajudar? 

Talvez a pessoa cabisbaixa e desesperançosa seja você. Nesse caso, é possível – e necessário – ajudar a si mesmo. “Nunca é tarde para buscar ajuda”, garante o psicólogo Davi de Araújo Silva. Ele diz que é importante entender que não é sempre que conseguiremos resolver as coisas sozinhos. “Existe sim outra saída, existe sim outro caminho. Por maior que seja seu sofrimento, é possível sim ser curado, é possível ser liberto. Procure profissionais capazes, um bom psiquiatra, um bom psicólogo. O aconselhamento pastoral também é importante, porque a angústia pode estar ligada à área espiritual”. Ele finaliza com uma frase categórica: “O suicídio nunca é um caminho eficaz”. 

Se você não está conseguindo enxergar uma saída, pare. Isso mesmo. Pare, respire fundo e lembre-se que existe um Deus que te ama. Ore agora mesmo, pedindo socorro Àquele que te criou. Ele sabe das suas lutas e quer te ajudar. Depois de falar com o Senhor, entre em contato com a Oitava, no número 31-3449-8600, ou com a Associação Beneficente Wilson de Souza (AWISO), no 31-3426-3562, e peça ajuda! 

*Com informações do blog VivaBem, do portal UOL. 

Mais publicações

Cursos de artesanato

27 de novembro de 2025

Ler artigo completo

CURSO MULHER ÚNICA

24 de novembro de 2025

Ler artigo completo

Cursos de artesanato - 1º semestre de 2026

18 de novembro de 2025

Ler artigo completo

Curso Mulher Única - 1º semestre 2025

18 de novembro de 2024

Ler artigo completo

O FILME 'A FORJA' ESTÁ DANDO O QUE FALAR

06 de novembro de 2024

Ler artigo completo

CONFERÊNCIA "FORTE E CORAJOSA" REÚNE DEZENAS DE MULHERES NA OITAVA

05 de novembro de 2024

Ler artigo completo

COM 98% DOS VOTOS, PR. JEREMIAS PEREIRA É REELEITO PASTOR TITULAR

04 de novembro de 2024

Ler artigo completo

NOVEMBRO AZUL: A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO

04 de novembro de 2024

Ler artigo completo

CPL 2025: INSCREVA-SE!

21 de outubro de 2024

Ler artigo completo

VOCÊ JÁ CONHECE A OPERAÇÃO CAIXA DE SAPATO?

18 de outubro de 2024

Ler artigo completo

Onde estamos

Saiba como chegar
a unidade desejada
R. Nestor Soares de Melo, 15 - Palmares, Belo Horizonte