Menu

Pr. Jeremias

EVIDÊNCIAS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO (1)

O testemunho do Novo Testamento enfatiza várias aparições e manifestações de Cristo aos Seus discípulos durante os 40 dias, antes de ser elevado aos Céus e sentar-se no trono da Sua glória. As aparições de Cristo foram no mesmo corpo físico marcado pelos cravos no qual morreu, mas agora no corpo imortal. São mencionadas 12 aparições, das quais as 11 primeiras ocorrem no período dos quarenta dias após sua crucificação.  

Jesus ressuscitado apareceu a Maria Madalena. João 20.10-18. É sinal inquestionável a realidade desse fato, pois numa cultura dominada por homens, Jesus apareceu primeiro a uma mulher. Se fosse um relato inventado, o escritor jamais mencionaria uma mulher como testemunha. No judaísmo do primeiro século, o testemunho de uma mulher não era aceito nos tribunais. Durante essa aparição, o relato bíblico afirma de modo inquestionável que o corpo era visível, material e identificado como o corpo de Jesus ressuscitado. 

a. Maria viu Jesus com seus olhos naturais: Ela se voltou e viu Jesus ali em pé (João 10.14). A palavra grega “viu” é a mesma usada para descrever que as pessoas viram os seus corpos físicos (Marcos 3.11; Marcos 5.15; Atos 3.16); também é usada para informar que os discípulos viram o corpo de Jesus antes de ser ressuscitado (Mateus 27.55; João 6.19); 

 b. Maria ouviu Jesus com seus próprios ouvidos naturais. “Mulher, por que choras? Quem procuras?” (João 20.15). E novamente Jesus ressuscitado falou e ela ouviu Jesus dizer: “Maria, disse-lhe Jesus: Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.” (João 20.16-18). Maria viu e ouviu o Senhor ressuscitado. A familiaridade de Maria com a voz de Jesus é evidência da identidade do Cristo ressuscitado; 

 c. Maria tocou o corpo ressurreto de Jesus Cristo. “Recomendou-lhe Jesus: não me detenhas” (João 20.17). A palavra grega para “detenhas” é um termo comum para se referir ao toque físico de um corpo material. Também é usada para toque físico de outros corpos humanos (Mateus 8.3; 9.29) e do corpo anterior à ressurreição de Cristo (Marcos 6.56; Lucas 6.19); o contexto indica que Maria se agarrou a Ele para não o perder novamente. Numa experiência paralela em Mateus 28.9, as mulheres “abraçaram-lhe os pés”. 

Nesse relato Jesus foi visto, ouvido e tocado. Além disso, Maria testemunhou o túmulo vazio e os lençóis de Jesus. Evidências inquestionáveis do mesmo corpo visível e físico que ressuscitou imortal estão presentes nessa primeira aparição de Jesus ressuscitado.  

Bibliografia: Enciclopédia Apologética, Normam Geisler. 

– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular