Menu

Estudos e artigos

Evangelização e santificação

“Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.” (Is. 55.6)

Santificação e evangelização são dois temas interessantes e urgentes para um seguidor de Cristo. Porém, esses dois temas só podem ser compreendidos de verdade se deixarem de ser estudados e passar a ser uma verdade a ser vivida.

Talvez você já tenha prometido a si mesmo que iria perder peso, entrar em forma e levar uma vida mais saudável. Talvez você tenha se esforçado e aprendeu diversas receitas e atividades que poderiam mudar radicalmente a sua vida, porém, faltou o mais importante de tudo: colocar em prática, fazer a teoria se tornar vida. Não adianta estudar sobre dietas e atividades se elas não forem colocadas em prática, assim, os resultados desejados nunca serão alcançados. Ninguém que deseja aprender a dirigir fica somente nas aulas teóricas; é preciso colocar as mãos no volante e encarar as ruas. No início é difícil, sentimos medo e cometemos alguns erros, mas tudo isso faz parte do aprendizado. Com o tempo, dirigir se torna a coisa mais natural do mundo.

“Ser chamado de cristão é mais do que simplesmente frequentar uma igreja. Significa que você se parece com Jesus. E à medida que a nossa vida vai se conformando à imagem de Cristo, mais desejamos que outros o conheça também.”

Evangelizar e se santificar estão na mesma condição do cuidado com a saúde e a prática da direção: ambos precisam ser aplicados na vida prática, e isso tem de ser feito com muita dedicação. A santificação é algo tão sério que a Bíblia afirma que sem ela, ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12.14). É isso mesmo! Você pode abrir a sua Bíblia e lá estará escrito “Sem santificação ninguém verá a Deus”; e também temos a seguinte ordem: “Sejam santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1.16). Por isso, eu preciso saber o que é santificação e aplicá-la em minha vida. Santificação consiste em me entregar ao Senhor de todo coração, de modo que as coisas do mundo vão perdendo o valor para mim e eu passo a construir no meu coração novos sonhos e direções para a minha vida. Ser santo significa ser limpo, ser puro, ser mais amigo de Deus do que do mundo.

Ser chamado de cristão é mais do que simplesmente frequentar uma igreja. Ser chamado de cristão significa que você se parece com Jesus. Você precisa refletir a imagem dEle. Sem santidade, sou apenas um cristão nominal, um cristão que conhece a história de Jesus e o que Ele fez, mas não tenho a experiência de me relacionar com Ele, nem de ser o Seu amigo íntimo.

 À medida que a minha vida vai se conformando à imagem de Cristo, mais eu desejo que outros o conheça também, pois estar perto dEle é algo contagiante. Você já foi em um bom restaurante, ou assistiu a um bom filme e os recomendou a um amigo com insistência?! Como podemos conhecer o amor de Deus e não falar dEle com insistência para outras pessoas, especialmente às mais amadas por nós? O novo convertido faz isso com muita naturalidade, porque ele acabou de receber o melhor presente do mundo, que é a reconciliação com Deus, e descobriu que esse presente pode ser compartilhado.

Quando falamos de evangelizar, muitas pessoas ficam com medo, dizem que não sabem como fazer e que precisam se preparar mais. Porém, a única forma de progredir na habilidade de evangelizar é compartilhando o Evangelho com outras pessoas. No início é assim, não sabemos o que falar e temos o receio de passar vergonha. Mas basta abrirmos a nossa boca que o Espírito Santo de Deus a enche de palavras vivas e de graça.

Seja parecido com Jesus. E brilhe cada vez mais por Ele!

Pr. Iury Guerhardt   |   priury@oitavaigreja.com.br