“EU VOU PRA FRENTE”
FIM DE ANO. Tempo de balanço, de avaliações, de relatórios. Um balanço geral traz amplos motivos de gratidão e pontos de alerta importantíssimos.
Olho minha vida como MARIDO: um privilégio ter esta mulher preciosa que chamo de “minha esposa”. Reconheço que a Graça do Senhor me sustentou, abençoou minha casa, fortaleceu nossa fé e nos deu perseverança, afetos, ternura, superações, amor, perdão e esperança. Vejo também cada falha: amuos, rusgas, destemperos, implicâncias, teimosias… estou muitas vezes fora daquele padrão bíblico e pessoal, e até mesmo distante das melhores pregações. Mas… eu vou pra frente! Preciso mudar, quero crescer, devo crescer. Com a Graça de Deus e em Nome do Senhor Jesus, eu vou continuar crescendo.
Olho minha vida de PAI: que privilégio ser chamado de pai. Celebro o quanto o Deus amoroso tem abençoado os meus filhos, suas vidas e famílias. Grato pela perseverança em oração pelas gerações; por ser ensinado pelo Senhor, pela correção e orientação da Palavra. Vejo também impaciência, dureza, rigidez excessiva, falta de sacerdócio… estou distante de alcançar aquele padrão bíblico e os meus melhores alvos de pai. Mas… eu vou pra frente! Preciso mudar, quero crescer, devo crescer, posso crescer. Com a Graça de Deus e em Nome do Senhor Jesus, eu vou crescer, pois Aquele que começou a boa obra em minha vida nunca desistirá de completar a Sua boa obra.
Olho minha vida como AMIGO: tenho motivos de muitas ações de graças, celebrar pessoas maravilhosas, companheiros na alegria e na dor, amigos do coração. Gente que pula na enchente para ajudar. Também percebo falhas gritantes: ausente, quando devia estar presente; atrasado, nos momentos de angústia; perdi amigos, ganhei outros novos, tentei conservar amigos antigos, fiquei longe do padrão das Sagradas Escrituras e das minhas melhores expectativas e leituras sobre o assunto. Mas… eu vou pra frente! Preciso mudar, quero crescer, devo crescer, posso crescer. Com a graça de Deus e em Nome do Senhor Jesus, eu vou crescer, pois Aquele que começou a boa obra em minha vida nunca desistirá de completar a Sua boa obra.
Olho minha vida como PASTOR: as bênçãos são incontáveis! Oportunidades de conhecer o Senhor e Sua Palavra, de ser pastor da Oitava Igreja, pregar o Evangelho de Cristo, ter a instrução do Espírito Santo, equipe pastoral, equipes de voluntários, novas igrejas, convivência no Reino e no corpo de Cristo… é bênção demais! Há também pontos de atenção que podem encher um livro: esquecidiço, muitas vezes ausente, atarefadíssimo, acudi a muitos, auxiliei milhares, ganhei alguns para Jesus, ajudei várias igrejas dentro e fora do Brasil. Não consegui ajudar na cura de alguns problemas graves: vi famílias se despedaçarem; vi pessoas voltarem às costas para o Evangelho; chorei com pais a impotência de não saber como ajudar seus filhos; vi gente “boa” endurecer o coração, vi algumas vezes a obra das trevas – aparentemente – triunfarem sobre as obras da luz… fiquei longe do modelo bíblico de pastor e dos meus melhores sonhos, anseios e ideais sobre esta minha vocação e chamado divino. Mas… eu vou pra frente! Preciso mudar, quero crescer, devo crescer, posso crescer. Com a Graça de Deus e em Nome do Senhor Jesus, eu vou crescer, pois Aquele que começou a boa obra em minha vida nunca desistirá de completar a Sua boa obra.
Olho minha vida como PESSOA: sou grato ao Senhor pelos talentos, dons, temperamentos, família de origem, discipuladores, conexões, bom humor, criatividade, capacidade que Ele me deu para me relacionar com as pessoas, saúde etc., mas descubro grandes limitações: relacionamentos que precisam ser aperfeiçoados, hábitos pessoais que ainda não foram vencidos, coração que nem sempre consegue amar a Deus integralmente e que não se compadece do meu próximo em profundidade, desatenção com minha cidadania e ainda trabalho arduamente na restauração integral da minha autoimagem. Tenho que me despojar do velho homem, renovar minha mente e me revestir do novo homem criado segundo Deus, em justiça e em verdade. Mas… eu vou pra frente! Preciso mudar, quero crescer, devo crescer, posso crescer. Com a Graça de Deus e em Nome do Senhor Jesus, eu vou crescer, pois Aquele que começou a boa obra em minha vida nunca desistirá de completar a Sua boa obra.
Quero tudo isso já agora no fim deste 2023 e intensamente também para 2024. E você?
– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular