Menu

Estudos e artigos

DIGA AO POVO QUE MARCHE

Continue a jornada, não pare! 

Muitas vezes na vida somos levados a pensar em desistir, especialmente quando fazemos algo que parece estar além da nossa capacidade e depois de muito esforço temos a sensação de que não podemos dar nem mais um passo. Talvez isso já tenha acontecido com você diante de um desafio físico como levantamento de peso, repetições de exercício ou uma corrida, e caso tenha tido um treinador que o motivava, certamente você conseguiu superar seus limites. Isso também pode acontecer diante de desafios intelectuais e em resoluções de problemas, em que a cabeça parece que irá fritar e você diz “não vou conseguir”. 

O povo de Israel se viu em uma situação muito difícil, e certamente se não fosse pela ajuda de Deus eles jamais se salvariam. Em Êxodo 14, temos o registro de quando Faraó resolveu ir atrás do povo de Israel que tinha saído do Egito. Faraó reuniu toda sua força, seus capitães, seus guerreiros, seus carros de guerra e perseguiu a Israel. Quando o povo viu a fúria e a força de Faraó, eles desfaleceram e começaram a clamar ao Senhor e a murmurar contra Moisés porque tiveram muito medo de morrer.  

Não é difícil nos desesperarmos diante de situações contrárias e, nessas horas, podemos desistir ou buscar a Deus e nos entregar completamente a Ele. Escolha a segunda opção, porque o nosso Deus é poderoso para realizar qualquer coisa e, lembre-se, o acesso a Ele se dá pela oração por meio dos méritos de Jesus Cristo. 

Moisés tentou acalmar o povo e afirmou: “Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis” (Êxodo 14.13-14). Lembre-se, a fé tem o poder de acalmar as nossas emoções e desespero, pois por meio dela apoiamos a nossa vida não no que os nossos sentidos percebem, mas no Senhor que prometeu cuidar da nossa vida. 

E em resposta ao clamor de Moisés e do próprio povo, Deus diz: “[…] Diga ao povo que marche!” (Ex 14.15c – NVT). Significa: continuem andando, se levantem e continuem caminhando para frente. Deus usa Moisés para abrir o Mar Vermelho e faz passar todo o povo de Israel em terra seca, e em seguida afogou todo o exército de faraó. 

Mais um ano se aproxima, e a Palavra de Deus é: MARCHE! Que significa: continue caminhando com fé no Senhor, buscando conhecer Sua vontade e colocando-a em prática. Cuide da sua família, trabalhe confiando no sustento de Deus, pregue crendo na transformação que o Espírito Santo realiza no coração das pessoas.  

Para 2024, renove votos, estabeleça objetivos em todas as áreas de sua vida (principalmente na espiritual), alimente sua fé e dê passos firmes e constantes ao ter a convicção de que está andando na vontade de Deus. 

– Pr. Iury Guerhardt – Pastor Auxiliar