DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO – 02 DE MARÇO
Existem vários tipos diferentes e vários elementos em uma mesma. É necessário reservar um tempo específico totalmente dedicado para isso. Mas, também é preciso estar continuamente assim. É um conselho do Senhor para nossa vida e foi ensinada diretamente por Jesus Cristo: a oração.
Em março, comemora-se o Dia Mundial da Oração. Não que precisemos de uma data especial para nos lembrar. Ela deve ser um costume, um hábito de todo crente. Mas, vale a pena lembrar e divulgar a data como incentivo, um chamamento ou, por que não, uma convocação.
Pode ser uma oração de gratidão, de adoração, de confissão, de petição ou de intercessão. Pode ser uma oração que una todas essas características. O que importa neste período é a comunicação direta com Deus, um momento único de intimidade com o Pai, uma conversa franca e reverente com nosso Senhor e que tem como resultado o crescimento espiritual de quem a pratica.
Jesus deixou as coordenadas: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais” (Mt 6.6-8).
Sabendo como fazer, cabe a cada crente organizar sua agenda e garantir um tempo diário de oração individual. Também é válido reunir a família para um tempo de oração no lar. Aproveitar uma reunião maior para orar por aqueles que não professam a mesma fé, visitar e orar por enfermos.
Orar nunca é demais, pelo contrário, é por meio dessa ação que expomos nossa vida diante de Deus. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6). E por que orar se Ele já sabe a nossa palavra antes de ser proferida? Se o próprio Senhor Jesus orou e nos incentivou a fazer isso, a pergunta que deveríamos fazer é “por que não orar mais?”.
Faça um compromisso de oração. Reserve 10, 20 minutos do seu dia para conversar com Deus: em casa, antes de dormir, ao acordar, na hora do almoço ou no transporte público. Ore por você, mas lembre-se de orar por sua família, colegas, vizinhos, governantes…Ore sem cessar!