Menu

Estudos e artigos

DEUS AMA E CUIDA DO SEU POVO

(Malaquias 1.1-14) 

O livro do profeta Malaquias foi o último a ser escrito no Antigo Testamento. Depois deste livro tivemos um período de 400 anos de silêncio. As últimas palavras de Deus para o Seu povo no Antigo Testamento foram palavras duras, que apontavam diversos erros que o povo d’Ele cometia na forma de sua adoração.  

Malaquias foi chamado pelo Senhor para proferir uma palavra contra Israel. Essa palavra começa com uma declaração de amor de Deus: “Eu vos tenho amado, diz o Senhor”. E Deus continua descrevendo Seu amor por Israel dizendo que elegeu, como alvo do Seu amor, Jacó, em detrimento de Esaú, de quem o Senhor se aborreceu.  

Deus continua dizendo que protege o Seu povo, que castiga os inimigos e que Seu amor é visto entre as nações. O poder de Deus e Sua proteção são provas de que o amor do Senhor não se resume a palavras, mas que Seu amor se revela em ações práticas.  

Ao longo da História, temos visto que muitas pessoas declaram amor com sua boca, mas que logo após essa declaração demonstram, com suas ações, que o sentimento real é outro, completamente diferente.  

No livro do profeta Malaquias, encontramos uma nação que diz servir ao Senhor, mas que de forma prática, quando deveria de fato demonstrar esse amor, age de maneira que Deus considera desprezível.  

No momento de levarem ofertas para Deus, o povo leva animais cegos, coxos e enfermos, além disso oferecem pão contaminado, imundo, demonstrando falta de respeito à mesa do Senhor e, por consequência, ausência de temor e amor ao Pai.  

A ideia que encontramos no início do livro e que vai ser trabalhada à exaustão por Malaquias é que o povo de Deus, que no capítulo 3 diz servir ao Senhor, na verdade, com suas ações, revela exatamente o contrário.  

Quando Deus diz que nos ama, Ele prova Seu amor, e a maior declaração de amor da História foi a morte de Jesus naquela cruz. É como se, na crucificação, Jesus nos dissesse: filho, eu te amo, e com este gesto eu PROVO o meu amor por você.  

A prova do amor de Deus pelo Seu povo se revela no cuidado intenso, intencional, permanente e sacrificial. Ao longo da História, Deus mostrou Seu amor cuidando do Seu povo, protegendo-o dos inimigos, livrando-o da escravidão, libertando-o da opressão e alimentando-o por meio da provisão.  

Aqui, no livro de Malaquias, Deus mais uma vez mostra e revela o Seu amor, levantando um profeta para abrir os olhos da nação, apontando os erros, os desvios e chamando o povo para um acerto, para uma adoração correta e para um alinhamento entre o que se fala e o que se faz.  

Quero aproveitar este momento para te chamar a uma reflexão: como andam as suas declarações de amor por Jesus? Como anda a sua vida com Cristo? Que tipo de oferta você e sua família estão apresentando ao Eterno?  

Aproveite este momento e faça com sua família uma grande reflexão. Como está a administração do tempo em sua casa? Como vocês têm usado seus dons espirituais e ministeriais. Há algum talento escondido? Há algo que precisa ser corrigido? 

Em Cristo Jesus, nosso Senhor. 

– Pr. Eduardo Borges – Pastor Auxiliar