Menu

Notícias

COMO RECONHECER UM CHAMADO, UMA VOCAÇÃO?

Com toda certeza, essa é uma das perguntas mais frequentes entre jovens cristãos de todos os tempos. Na verdade, todo cristão verdadeiro deveria se perguntar se está fazendo aquilo que foi chamado a fazer. Pois a Bíblia diz que somos parte do corpo de Cristo, sendo Ele o cabeça e nós, membros desse corpo (I Co 12.27).

Assim, como membros do Corpo, temos funções específicas a serem realizadas nele, independentemente de quais sejam. Por exemplo, pense em seu próprio corpo: cada parte exerce uma função única. As mãos apalpam e seguram; os pés andam e nos colocam em movimento; os olhos enxergam tudo à nossa volta; o nariz sente o perfume do ambiente; por meio da nossa boca falamos e nos alimentamos. E assim por diante…

Agora, imagine por um instante se nossos membros tivessem suas atividades totalmente diferentes das que possuem: seria uma grande confusão! Quando o apóstolo Paulo nos comparou a um corpo, ele tinha exatamente isso em mente: temos funções específicas a realizar em prol do conjunto. E viver nossa vida fazendo algo diferente daquilo que Deus quer que façamos é limitar o potencial que o Senhor nos deu.

É como o pé ‘querer’ fazer a função da mão, entende? Dessa maneira, é muito importante que você descubra qual é a sua vocação e em qual área Deus quer que você trabalhe em prol do Reino com seus talentos e aptidões.

Duas verdades básicas e essenciais para descobrir o seu chamado e vocação:

1 – Nosso chamado vem do Senhor. É Ele quem nos salva e nos chama à uma tarefa. Você lembra do que Deus disse a Jeremias quando o vocacionou como profeta? “Antes de formá-lo no ventre, eu o escolhi; antes de você nascer eu o separei e o designei profeta às nações” (Jr 1.5).

De acordo com o texto, não foi o profeta Jeremias que criou o seu chamado, nem foi ele o inventor de sua vocação, mas foi Deus quem a concedeu, de acordo com Sua graça. Semelhantemente, seu chamado à pregação, ao louvor, ao pastorado, às missões, ao ensino, ao aconselhamento, ao serviço, teve origem no céu, antes de nascer em você!

2- O chamado deve ser para a Glória de Deus. Conforme vimos acima, não somos nós quem elaboramos uma chamada a cumprir; isso vem de Deus para nós. Entretanto, nosso papel é descobrir essa chamada e exercê-la com o melhor que temos, por toda a nossa vida. E pode ter certeza: uma das melhores sensações que existem é descobrir para qual área Deus nos chamou.

Acredito, de coração, que se você colocar estes princípios em prática, mais cedo do que imagina seu chamado e vocação se descortinarão na sua frente. Deus é o maior interessado que você entre naquilo que Ele planejou para sua vida. Ele não está impedindo seu chamado de chegar a você, pois é mais fácil considerarmos que somos nós mesmos quem atrasamos os planos de Deus.

“Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar a vocês um caminho ainda mais excelente.” (I Co 12.31)

Pr. Thiago Assumpção