Menu

Notícias

COMO DAR BOM TESTEMUNHO NA ESCOLA E NA FACULDADE

A Palavra de Deus nos diz, no evangelho de Mateus, que os crentes são “sal da terra e luz do mundo”. Ainda, nosso Senhor Jesus, em Sua oração sacerdotal, mostra que estamos no mundo, mas não somos do mundo. Estes são apenas alguns textos bíblicos que exemplificam como a postura do cristão em qualquer ambiente que estiver deve ser diferente à dos não cristãos que não nasceram de novo. Como cristãos, estamos unidos a Cristo e, em tudo que fizermos, devemos glorificar o Nome daquele que nos salvou e libertou do império das trevas, nos levando ao Reino do Filho do Seu amor. Por isso, no ambiente acadêmico, seja escolar ou universitário, essa realidade deve estar presente e evidente em nossas vidas. Dessa forma, algumas orientações em relação à nossa postura como cristãos nestes ambientes:

  • Fortaleça sua fé. Em tempos de pós-modernidade, em que todos têm a sua própria verdade, o cristianismo é A VERDADE. Por isso, todas as outras crenças estão erradas.
  • O cristianismo ser A VERDADE não nos dá o direito de termos uma postura arrogante ou de superioridade em relação aos demais. Ao contrário, devemos ser humildes e amorosos para com todos, visto que o fato de termos tido a revelação da verdade não é mérito nosso, mas é pela graça maravilhosa de Cristo.
  • Visto ser o cristianismo a Verdade, não existe nenhuma outra verdade que seja incoerente com Ele. Caso você esteja tendo dúvidas com algumas áreas do conhecimento que aparentam contradição com o cristianismo, busque conhecer e se aprofundar nessa área lendo e ouvindo o que crentes tem dito e escrito a respeito. Uma dica: a Academia Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2) produz muito conteúdo e grupos de estudos nas mais diversas áreas do conhecimento. Talvez você encontre material bom e edificante para sua vida.
  • Visto sermos sal da terra e luz do mundo, isso deve se refletir em nossas atitudes e postura. Por isso, além de devermos ser humildes e amorosos para com todos, devemos fugir da aparência do mal, não nos envolvermos em situações fraudulentas (como “colas”), tomarmos cuidado em nossos relacionamentos interpessoais para não sermos perpetuadores de bullying e outras ofensas para com os demais.
  • Romanos 13 nos diz para respeitarmos todas as autoridades. No ambiente acadêmico, isso vale para: professores, coordenadores, diretores e outras figuras de autoridade.
  • Caso você seja zombado ou perseguido pela sua fé, não desanime nem abra concessões. Ao contrário, lembre-se de tudo que o Nosso Senhor Jesus passou por amor de nós e o que sofreu na cruz para que nós fôssemos perdoados. Continue firme, dando bom testemunho a respeito de Cristo.
  • Por fim, 1 Pedro 3.15 diz: “Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês”. Assim, não perca oportunidades de testemunhar do amor de Cristo e da salvação que provêm somente no Nome d’Ele. Esteja preparado para responder a qualquer pergunta que lhe fizerem, sempre crendo que o cristianismo é a VERDADE, e Jesus Cristo o único capaz de transformar e salvar vidas.

Desejamos que o Senhor Jesus te abençoe e lhe dê graça nesta jornada acadêmica e de estudos no segundo semestre de 2024.

Pedro Gripp – Seminarista