Zacarias e Isabel – COISAS IMPOSSÍVEIS ACONTECEM
Havia cerca de 20 mil sacerdotes ao redor de Jerusalém na época do nascimento de João Batista e, infelizmente, muitos eram homens orgulhosos, intolerantes, excessivamente indulgentes, egoístas e religiosos apenas nos assuntos externos que impressionariam outras pessoas.
Mas havia alguns que eram diferentes, e entre eles estava um velho sacerdote chamado Zacarias, cujo nome significa “o Senhor se lembra”. Zacarias tinha escolhido a filha de outro sacerdote para ser sua esposa, chamada de Isabel, que significa: “o juramento de Deus”.
A vida de Zacarias e Isabel era agradável a Deus. Eles se importavam mais com o que Deus pensava deles do que com o que os homens pensavam. Isso não quer dizer que eles não tiveram problemas. O casal teve um, e dos grandes. “Entretanto, não tinham filhos, porque Isabel não engravidava, e agora eles já eram idosos.” (Lucas 1.7).
Zacarias poderia ter se exonerado, divorciando-se de Isabel. Em sua sociedade, a esterilidade era um motivo comumente aceito para o divórcio. Mas ele fez diferente, entregou a situação à única Pessoa que poderia fazer algo a respeito.
Depois que Zacarias colocou seu problema nas mãos de Deus, ele simplesmente continuou com o trabalho que o Senhor lhe dera. Precisamos fazer o mesmo. Nosso Deus é o Deus do impossível! Ele se deleita em fazer coisas impossíveis para nós quando sabe que Lhe daremos a glória.
O dia começou com muita emoção para Zacarias. Foi sua vez de ministrar diante do altar de ouro do incenso no Santo Lugar, possivelmente pela primeira vez em seu serviço sacerdotal. O ritual estava terminado agora e era hora de deixar o Santo Lugar. De repente, um anjo do Senhor apareceu a ele, de pé, à direita do altar do incenso. Mas imediatamente o anjo falou: “Mas o anjo o tranquilizou: Não tenha medo, Zacarias. Sua oração foi ouvida. Isabel, sua esposa, terá um filho” (Lucas 1.13,). Deus pode fazer coisas impossíveis, e foi exatamente isso que Ele prometeu fazer por Zacarias e Isabel.
Antes que ele tivesse a chance de organizar seus pensamentos, deixou escapar: “Como posso saber isso com certeza? Pois eu sou um homem velho, e minha mulher é avançada em anos” (Lucas 1.18). Zacarias era um homem de Deus, mas, por ser homem, tinha fraquezas humanas. Deus entende uma fraqueza como essa fé vacilante.
Mesmo os homens da Palavra podem falhar em se apropriar dela às vezes. Mas Deus fez algo muito gracioso para Zacarias, a fim de ajudá-lo a acreditar. Deu-lhe um sinal. “Mas, por não ter acreditado, você ficará mudo até o dia do nascimento do seu filho…” (Lucas 1.20). Sua incapacidade de falar e ouvir foi a confirmação da palavra do Senhor, e serviu para fortalecer sua fé na promessa de d’Ele.
Quando Zacarias emergiu daquele Santo Lugar, ele era um homem diferente. Tinha sido um homem piedoso, mas seu encontro com o anjo Gabriel o deixou com uma nova consciência da grandeza de Deus, um novo senso de sua própria indignidade e uma fé forte e viril.
“E passados estes dias, Isabel, sua mulher, engravidou; e ela se manteve em reclusão por cinco meses” (Lucas 1.24). Essa concepção foi um milagre. Coisas impossíveis acontecem! E Deus é o mesmo hoje, como sempre foi. Ele pode resolver nossos problemas e colocou essa história em Sua Palavra para provar isso e fortalecer nossa fé.
Ouça a Palavra de Deus novamente: “Porque para Deus nada é impossível.” Acredite nisso. Obedeça-O. Continue crendo. Continue servindo-O.
– Pr. Roberto Santos – Pastor Auxiliar