Capítulos incompletos
“Não é difícil iniciar algo; o difícil é terminá-lo. Não é difícil iniciar bem algo; difícil é terminá-lo bem.” (David Wong – em seu livro Vida e Carreira, Ed. Z3).
Há pessoas que abrem muitas frentes de ações e não completam nenhuma delas. Seu histórico é de coisas que vão ficando para trás em aberto.
Terminar bem o que começamos, concluir cada etapa, começar bem e pedir a graça de Deus para continuar bem. Às vezes se começa mal, mas há uma mudança de rumo, e a jornada pode continuar de modo exponencial. Às vezes as pessoas começam bem e param no meio do caminho. Casais começaram bem, casaram-se diante do Senhor, mas quando os filhos chegam, por cansaço e estresse, preguiça ou falta de dedicação, eles crescem sem um culto doméstico, sem participar da escola bíblica aos domingos, sem participar de uma célula, e não se envolvem na vida da igreja. Muitos pais podem estar plantando grandes dores para a sua vida. Eles investem na formação educacional dos seus filhos, mas não na formação espiritual.
Este é apenas um pequeno exemplo. Você pode olhar em sua vida e observar quais os capítulos ou quadros que precisam e podem ser completados. Desde uma simples faxina nas gavetas a até mesmo terminar um grande projeto. Qualquer etapa ou projeto na vida, é importante o principio e o final. É preciso investir dedicação, perseverança, recursos financeiros em sua execução. Superar barreiras, angústias, situações difíceis. Vencer a preguiça, o comodismo, o medo e as emoções ruins e a falta de fé. Buscar a Cristo, procurar apoio de amigos e irmãos, corrigir rumos, mudar estratégias, enfrentar inesperados e perseverar com fé, até concluir aquela etapa.
Alguns capítulos são breves. Outros muito longos. E os capítulos de nossa vida nunca acabam. Encerramos um e iniciamos outro. É assim que temos de caminhar enquanto vivemos, até que o último capítulo seja escrito. E este não somos nós que escrevemos. Soa a última trombeta, o Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. E nós, os que estivermos, seremos transformados. E então estaremos para sempre com Ele.
Olhe para trás e veja quais etapas estão em aberto. É possível retomá-las e continuar? É preciso encerrá-las bem? Encerre-as ou retome-as. Um relacionamento rompido com amargura precisa e pode ser encerrado com perdão e/ou reconciliação, restituição e coração sarado. Regresse ao primeiro amor por Cristo. Volte à comunhão da igreja. Marque a data do seu batismo. Termine seu curso. Levante-se mais cedo e vá atrás dos seus clientes. Restaure o lugar de oração. Volte a ler. Recupere o chamado que o Senhor lhe deu. Invista na formação espiritual de seus filhos…
Escreva novos capítulos. Deus tem uma nova história para você. Novos capítulos, novas etapas. Novos tempos o aguardam. Ore e peça a Ele força e coragem. Alinhe sua vida à vontade de Cristo. Levante-se no seu homem interior. Saia do comodismo. Jesus tem forças para lhe ajudar. Você poderá ter um grande futuro. Mas o seu grande futuro começa com grandes sonhos. Grandes sonhos exigem planejamento, muita oração, compromisso, renúncia, sacrifícios pessoais e perseverança para executar passo a passo, sob a direção e a bênção de Cristo Jesus, nosso Senhor.
E então, o que você fará?
Pr. Jeremias Pereira da Silva | prjeremias@oitavaigreja.com.br