Menu

Estudos e artigos

Cada crente um missionário

Pr. Amauri Costa

 

“Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus…” Isaías 61.6

O apóstolo Pedro, em I Pedro 2.5,9, reafirmando o ensino do profeta Isaías escreveu: “vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo… Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” Assim, pode-se afirmar que desde o antigo testamento a Bíblia ensina que todos os crentes são sacerdotes! Desse fato, quero então extrair três grandes implicações.

Em primeiro lugar, como sacerdotes, temos um livre e ilimitado acesso a Deus. Cada pessoa convertida foi reconciliada com Deus e pode falar com Ele diretamente pela mediação de Jesus. A ação mediadora de Cristo nos coloca numa relação pessoal com Deus, pois isso, é privilégio dos sacerdotes. Em Jo 16:26, Jesus disse: “Nesse dia, vocês pedirão em meu nome. Não digo que pedirei ao Pai em favor de vocês.”

Em segundo lugar, esse sacerdócio requer santidade daquele que se dispõe a ser servo de Deus. Cada sacerdote tem um compromisso de santidade e comunhão constante com Deus. É errada a ideia de que posso viver uma vida fora das regras de Deus e na hora do aperto procurar uma pessoa santa para orar por mim. Eu tenho que ser esta pessoa santa que ora por mim mesmo e pelos outros. A Bíblia ensina a orar uns pelos outros, como, por exemplo, em Tg 5:16.

Terceiro, esse sacerdócio requer de nós o exercício de funções no corpo de Cristo nas amplas e variadas maneiras de servir às demais pessoas, segundo a vocação de Deus para as nossas vidas. Todo crente é vocacionado, ou seja, chamado para o serviço. O sacerdote oficia o serviço de Deus e vive para isso. A função sacerdotal é mediadora, ou seja, ela consiste em levar as pessoas a Deus e Deus às pessoas. Como sacerdotes, temos que interceder diante de Deus pelas pessoas e apresentar Cristo ao mundo com palavras e obras. E aqui temos o nosso principal ponto.

Quando falamos do desafio de cuidar dos de fora, estamos falando desta percepção de que cada crente é um sacerdote, ou seja, um missionário enviado por Deus para alcançar os que estão fora da comunidade da fé. Podemos dizer, então, que a ação missionária é, segundo a Bíblia, uma prática natural e estendida a todos os crentes em Jesus.

O Senhor nos chamou para assumir um estilo de vida que é organicamente missionária. O evangelho é sem fronteiras, e nós também devemos ser. Deus nos chamou para transmitir a outros os Seus ensinos. Isso demonstra que o compromisso missionário dos discípulos incluía a capacidade de multiplicar o ensino como elemento transformador da vida e capaz de gerar uma mudança de atitude e de caráter. Precisamos ter consciência clara de que somos discípulos para fazer discípulos sem limite de fronteiras.

Cada pessoa salva do pecado e do mundo por meio de Cristo é enviada de volta ao mundo como missionário. Todo discípulo é testemunha de Cristo. Todos nós, que fomos lavados no sangue do Cordeiro, somos portadores de boas novas aos que no mundo vivem sem esperança. Cada pessoa ainda não salva que cruza as nossas vidas é um campo missionário posto por Deus diante de nós.

Todos os que estão fora da igreja são responsabilidade de cada crente que está na igreja. Todos os que foram redimidos pelo sangue de Cristo, são sacerdotes, e todo sacerdote é missionário e membros do corpo de Cristo. Cada membro da igreja é um membro do corpo de Cristo em ação no mundo.

Cada crente é um sacerdote. Cada crente deve ser um ganhador de almas. Cada crente é um missionário. Então vamos à missão!