BIBLIOTECA DA OITAVA NO PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Com mais de 20 anos, a Biblioteca Presbítero Milton Vieira Campos tem hoje mais de 5 mil exemplares para abençoar e edificar vidas. Recentemente ela passou por uma atualização e agora tem um sistema de busca de títulos online.
Há uma determinada marca mineira que diz que “a leitura engrandece a alma”. No contexto cristão, a leitura da Bíblia não só engrandece, mas aproxima o homem de Deus. Literaturas cristãs, livros teológicos e técnicos da área também abençoam, edificam, ensinam e conduzem o crente em seu caminhar. Aqui na Oitava, há mais de 20 anos, a Biblioteca Presbítero Milton Vieira Campos tem sido uma fonte de recursos para o crescimento espiritual por meio do empréstimo gratuito de livros aos membros da igreja.
Na prática, a biblioteca está ativa há mais de 30 anos, já que o projeto teve início na década de 80, ainda na Oitavinha, na Rua Itamogi. A ideia de disponibilizar e emprestar livros aos membros da igreja surgiu de Dona Rute Campos, esposa do Pb. Milton Campos, que foi oficial na Oitava e que, mais tarde, teria seu nome gravado para sempre nas páginas da história da biblioteca.
Uma das pioneiras no trabalho foi a Dona Judith de Oliveira, hoje com 79 anos, que colaborou voluntariamente na biblioteca por 25. Ela conta que chegou à Oitava no início da década de 80 e que aceitou o desafio de participar do que ela chama de “embrião” da biblioteca: “A SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) começou a emprestar livros para os membros. Era uma coisa muito simples ainda, havia uns 100 livros que ficavam em uma estante”, relembra.
Segundo D. Judith, desde o início do projeto, a ideia era servir as pessoas: “A SAF era uma sociedade que servia a igreja, então o objetivo da biblioteca era servir a Deus servindo a igreja”, pontua. Mesmo que de maneira simples, com carimbos e fichas, a biblioteca sempre manteve-se organizada e com grande público de interesse. Inclusive, eram os próprios membros que doavam os exemplares para a igreja.
Com a mudança da Oitava para o bairro Palmares, após um período ainda do “embrião”, que reunia-se em frente ao Departamento Infantil para o empréstimo dos livros, enfim nasceu a Biblioteca Pb. Milton Vieira Campos, em 1998. A escolha do nome foi do Pastor Jeremias Pereira. D. Judith comenta que o Conselho da igreja deu o espaço, equipou a sala e ofereceu uma verba mensal para a iniciativa: “Compramos livros e montamos a biblioteca na organização daquele tempo. Primeiro escolhíamos os livros que poderiam entrar na biblioteca, depois catalogávamos, preparávamos eles para empréstimo, fichávamos os livros, fazíamos os registros…”, explica.
A voluntária tem formação como contadora, além de graduação e pós-graduações na área de teologia. Isso contribuiu e muito para que ela fizesse a seleção dos livros: “sempre foram literaturas cristãs, de estudo, de teologia…”. Para a área da administração da biblioteca, D. Judith buscou orientação com bibliotecárias de formação, como a do Colégio Batista e do Seminário. Ela conta que nos últimos 15 anos também teve um grande auxílio: a voluntária Rute Faria, que, com ela, auxiliava os leitores na escolha dos títulos: “Tinha muita procura. As pessoas iam à biblioteca e diziam o que estavam precisando, o que queriam ler, e então a gente podia indicar o livro certo. E havia pessoas muito assíduas, todo domingo estavam lá para pegar novos livros”, conta.
Além dos livros sobre a vida cristã, a biblioteca também conta com um acervo para pesquisa de pastores e missionários, com temas também de cultura geral e DVDs para locação. Hoje são mais de cinco mil itens disponíveis, tudo pensado para servir as pessoas e oferecer bom conteúdo cristão aos membros da igreja. De acordo com a voluntária, a biblioteca tem suma importância porque “coloca boa literatura na mão do pessoal da igreja, inclusive da liderança, para que adquiram conhecimento sadio”.
Nos últimos meses, ela passou por uma atualização. Desde o final de 2018, uma equipe liderada pela bibliotecária Carla Dornelas se debruçou nos trabalhos da digitalização e modernização do sistema da biblioteca, tornando disponível todo o acervo para pesquisa online. Em setembro deste ano, o espaço foi reinaugurado. Segundo o Pastor Luís Fernando Nacif Rocha, responsável pela biblioteca, a mudança traz mais agilidade à dinâmica de empréstimos.
A Biblioteca da Oitava fica no primeiro andar do prédio e está aberta todos os domingos. Conheça o acervo no site, clicando aqui, escolha o seu livro, faça o seu cadastro e cresça na caminhada cristã com mensagens abençoadoras.