Menu

Pr. Jeremias

As melhores coisas nos piores tempos

Nestes tempos de relativismo moral, hedonismo, consumismo e  secularização, Cristo e os valores bíblicos intencionalmente têm sido eliminados da agenda política, educacional, antropológica e social. Como consequência, a sociedade vai colhendo resultados desastrosos. Aumenta a corrupção, a imoralidade sexual, a violência, o consumo de drogas,  a destruição das famílias, e o comportamento de muitos que se dizem cristãos fica meio “cinza”, isto é, sem definições claras daquilo que é certo e daquilo que é errado.

Mas, o Espírito Santo nos chama a viver

(2 Timóteo 2.4-6) como:

1. Soldado: Um soldado, para atender o seu chamado, tem de abrir mão de confortos, conveniências, sofrer as sequelas da guerra e morrer se necessário pela causa que defende.

2. Atleta: Este se esforça, dedica, disciplina sua vida, concentra-se nos seus alvos e com cuidado e atenção para não ser desqualificado. Ele está atento às regras e orientações do Eterno na corrida para a eternidade.

3. Lavrador: O lavrador, o agricultor, permanece a semear e trabalhar arduamente. Enfrenta o calor, o frio, as secas, as inundações, o ataque das aves do céu, dos espinhos, dos pedregulhos e das outras adversidades.

As figuras de soldado, atleta e lavrador apresentam o chamado, o compromisso e a missão de todo aquele que confessa a Cristo, e que O tem como o dono da seara.

A igreja é chamada para ser luz no meio de uma geração pervertida e corrupta (Filipenses 2.15). Logo, o ministério de uma igreja cristã séria sempre foi e será desafiador e difícil. É difícil renunciar ao pecado e buscar a santidade; é difícil para um pastor de uma pequena igreja, e/ou mesmo para um dedicado pastor urbano, permanecer batalhando sem reconhecimento e sem fama. É difícil para um pastor ou uma igreja que alcançou alguma visibilidade permanecer não negociando valores, nem tentando crescer a “qualquer custo”; é desafiador  moças e rapazes cristãos  viverem em pureza sexual; é desafiador ser honesto em meio a uma sociedade relativista.

Nada na vida que tem valor e honra é fácil. Deus não nos chamou para realizar um ministério fácil, mas um ministério que honra a Cristo. Deus nos chamou para sermos fiéis, para fazer o melhor possível com a melhor motivação possível. Ele nos deu a Sua Palavra e enviou o Espírito Santo e os irmãos na fé para nos capacitar e nos auxiliar e encorajar a fazer as melhores coisas, mesmo nos piores momentos da vida.

Pr. Jeremias Pereira  |  prjeremias@oitavaigreja.com.br