AS CRÔNICAS DE NÁRNIA – REFERÊNCIAS CRISTÃS
Há uma legião de fãs da saga que conta a história dos quatro irmãos em suas aventuras pelo mundo secreto de Nárnia. Muitos identificam as referências cristãs existentes na história, outros nem imaginam que por trás da fábula de C.S. Lewis, há valores Bíblicos e personagens inspirados nas Sagradas Escrituras.
E não são poucas as “coincidências”. O autor, um cristão declarado e com diversos outros títulos ligados à sua crença, usou e abusou de sua criatividade e não poupou referências, ora explícitas, ora intrínsecas no seu enredo. Uma obra de ficção, mas com uma base real e já conhecida.
Mesmo sem saber os detalhes da rica história, pode-se imaginar o desfecho das crônicas, uma vez que o seu pano de fundo já fora escrito. E aqui vai um conselho: se ainda não conhece todos os livros e filmes, este texto contém spoiler.
Dentre as alusões que As Crônicas de Nárnia faz à história de Cristo e outros textos bíblicos, há algumas que se destacam e que você deve se lembrar. Com base na publicação do blog Via Nerd, abaixo você relembra ou as conhece:
1 – O Sobrinho do Mago
De acordo com o blog, seguindo a ordem cronológica, este é o primeiro livro da série. Nele, vê-se Digory viajando entre outros mundos procurando por sua amiga Polly. É nessa viagem que ele descobre um mundo escuro e vazio, mas nele há um leão que canta e, enquanto faz isso, varias coisas começam a surgir. Antes da conclusão da construção de Nárnia, os dois libertam Jade, que mais tarde seria a Feiticeira Branca. Ela representa o pecado original que tenta o menino, assim como a serpente e Adão e Eva.
2 – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
Talvez, o livro mais conhecido. Nele, percebe-se que quando mais é necessário, pode-se achar a Deus. Tudo começa quando a irmã caçula, Lúcia, encontra um guarda-roupa um tanto quanto diferente: ele não tem fim, é a porta de entrada para Nárnia, um mundo diferente do conhecido. Esse trecho ressalta que a inocência da criança leva-a conhecer a Cristo. Ainda neste filme, há referências do sacrifício e ressurreição de Jesus, quando Aslam se entrega por todos, mas volta à vida.
3 – O Príncipe Caspiam
Neste livro, a perda de fé das pessoas em Nárnia é apresentada. Então, num ambiente de divisão entre crentes e não crentes, Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia voltam ao mundo para provar que Aslam existe, cientes de que apenas os que acreditam iriam vê-lo. Os incrédulos continuam sem enxergá-lo, mas os que “estavam em dúvida”, passam a acreditar e voltam a enxergá-lo.
4 – O Cavalo e seu menino
O livro que representa a história de Moisés. O personagem principal, Shasta, foi abandonado quando era bebê e foi criado por outra família. Em todo momento, ele era protegido por Aslam.
5 – A viagem do peregrino da Alvorada
O livro é direcionado ao personagem Eustáquio, que, por sua avareza, é transformado em dragão. Ele se arrepende e volta ao seu estado natural. O seu comportamento passa por transformações durante a história. E ao final, a mensagem de Aslam é que ele poderia ser encontrado em seu mundo, mas com outro nome.
6 – A cadeira de prata
O blog ressalta mais uma “provação de fé” representada no filme. Aslam dá missões a Gil e Eustáquio, mas eles não cumprem por falta de fé e por não conhecerem as consequências. Assim, as coisas que haviam sido prometidas começam a dar errado, mas no decorrer da história, eles percebem que deveriam ter seguido as ordens de Aslam, o fazem e tudo volta ao caminho certo.
7 – A última batalha
Assim como na Bíblia, o último livro representa o apocalipse. Dois animais enganam os narnianos, vestidos com a pele de um leão, dizendo ser Aslam. Eles exigem coisas da população, fazendo uma comparação com o anti-cristianismo. Ao final do filme, todos estão reunidos em um estábulo esperando por um deus falso. Aqueles que acreditavam em Aslam são salvos e levados para o País de Aslam, ou como pensamos, o céu.
Vale a pena investir seu tempo para a leitura da saga completa! Conheça os personagens e as histórias criadas por C. S. Lewis.
Fonte: https://vianerd.blogspot.com. br/2015/04/relacao-de-as-cronicas-de-narnia-com.html