Escolha sua unidade

Notícias

Dicas para o cuidado da voz de um pregador

img_0194

Umas das palestras da tarde do segundo dia do Congresso de Pastores e Líderes, o CPL 2016, tratou sobre um detalhe que deve afetar a vida da maioria dos pastores: a voz e o desgaste dela. A fonoaudióloga Mariela Parolini falou sobre a "Voz para Servir".

Além de responder às dúvidas levantadas pelos pastores que participaram da palestra, a profissional deu dicas para o melhor uso deste instrumento dado por Deus. Entre as sugestões apresentadas por Mariela, estão:

- Não forçar a voz, assim, ela se torna agradável a quem está ouvindo.

- Beber de 2 a 2,5 litros de água por dia.

- Não usar sprays.

- Fazer exercício vocal.

- Treinar a pronúncia de vogais diariamente.

Em um momento de maior descontração, ela também propôs que todos praticassem exercícios que ajudam no controle da voz e no treino da respiração, ou mais popularmente chamado: o fôlego para falar.

img_0240

 

Os líderes e pastores fizeram três exercícios: em um, precisavam manter uma bolinha no ar, soprando por um cachimbo de brinquedo; em outro, era preciso soprar em um copo com um furo no fundo e o outro, todos "cantaram" a música te agradeço soprando um canudo dentro de uma garrafa de água.

img_0257

 

A fonoaudióloga esclareceu que não é normal se sentir cansado ao falar muito e que isso é uma indicação de problema. Outro ponto abordado por ela foi a variação da voz, usando o exemplo da leitura de um versículo.  A variação pode ocorrer através das pausas ou de interpretação: "durante a pausa, você puxa um pouco de ar e na interpretação você brinca com o tom de voz ou um alongamento de vogal", explica.

Mariela ressaltou a importância da prática de alongamentos e exercícios 40 minutos antes do uso da voz, além de, no dia da pregação, por exemplo, evitar forçar a voz e tomar líquidos gelados.

 

| Ana Carolina Vitorino |

Mais publicações

Cursos de artesanato - 1º semestre de 2026

18 de novembro de 2025

Ler artigo completo

Curso Mulher Única - 1º semestre 2025

18 de novembro de 2024

Ler artigo completo

O FILME 'A FORJA' ESTÁ DANDO O QUE FALAR

06 de novembro de 2024

Ler artigo completo

CONFERÊNCIA "FORTE E CORAJOSA" REÚNE DEZENAS DE MULHERES NA OITAVA

05 de novembro de 2024

Ler artigo completo

COM 98% DOS VOTOS, PR. JEREMIAS PEREIRA É REELEITO PASTOR TITULAR

04 de novembro de 2024

Ler artigo completo

NOVEMBRO AZUL: A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO

04 de novembro de 2024

Ler artigo completo

CPL 2025: INSCREVA-SE!

21 de outubro de 2024

Ler artigo completo

VOCÊ JÁ CONHECE A OPERAÇÃO CAIXA DE SAPATO?

18 de outubro de 2024

Ler artigo completo

QUAL O LEGADO DO CPL 2024?

18 de outubro de 2024

Ler artigo completo

CPL 2024: OS 7 SEGREDOS DE UMA PREGAÇÃO EFICAZ

17 de outubro de 2024

Ler artigo completo

Onde estamos

Saiba como chegar
a unidade desejada
R. Nestor Soares de Melo, 15 - Palmares, Belo Horizonte