Escolha sua unidade

Notícias

503 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE

[caption id="attachment_22534" align="alignleft" width="400"] Imagem: Internet[/caption]

Há pouco mais de 500 anos, o gesto de um monge agostiniano tornou-se o início de um movimento que viria alterar o cristianismo de uma vez por todas. Naqueles dias, movido pelo zelo pela Palavra de Deus e por uma experiência profunda com o Espírito Santo que ilumina o que crê, Martinho Lutero se levantou contra diversas práticas da Igreja Católica Romana da época, que eram contrárias às Escrituras, de modo especial a cobrança de indulgências para que as pessoas pudessem garantir seus lugares no Céu.

Não demorou muito para que o movimento crescesse e se tornasse uma cisão, dando origem à chamada Reforma Protestante, que agregou outras lideranças que protestaram contra a condução que o papado dava à igreja. A partir daí, outras doutrinas foram sendo questionadas, como a salvação por obras, a adoração de imagens, o próprio papado e qualquer outra crença ou prática que não encontrasse lastro nas Escrituras.

Assim, aos poucos, os teólogos protestantes foram cunhando as expressões que ficaram conhecidas como “As Cinco Solas”, que sustentam o pensamento da Reforma: Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria. Elas afirmam a exclusividade das Escrituras, de Cristo, da graça, da fé e da glória de Deus como sendo a base de nossa crença.

A Palavra, e só a Palavra como o fundamento de nossa fé e prática, foi resgatada há mais de 500 anos, mas continua sendo a base atual, em tempos modernos e pós-modernos. As pressões de hoje vêm de outras formas e com outros nomes, mas continuamos com a mesma busca: responder aos anseios e desafios da humanidade caída com as Cinco Solas.

Vivemos momentos conturbados na vida política, econômica e social no Brasil e ao redor do mundo. Mais do que nunca, toda e qualquer resposta deve estar ancorada nas Escrituras Sagradas, deve gerar fé exclusivamente em Jesus Cristo, contando com a graça de Deus, pois dele é toda a glória sempre.

A reforma de nossas vidas e da Igreja hoje continua alicerçada nos valores da Reforma de então. Uma nova Reforma só não será necessária se assim nos mantivermos.

Pr. Luís Fernando Nacif Rocha Pastor Auxiliar

Mais publicações

Cursos de artesanato - 1º semestre de 2026

18 de novembro de 2025

Ler artigo completo

Curso Mulher Única - 1º semestre 2025

18 de novembro de 2024

Ler artigo completo

O FILME 'A FORJA' ESTÁ DANDO O QUE FALAR

06 de novembro de 2024

Ler artigo completo

CONFERÊNCIA "FORTE E CORAJOSA" REÚNE DEZENAS DE MULHERES NA OITAVA

05 de novembro de 2024

Ler artigo completo

COM 98% DOS VOTOS, PR. JEREMIAS PEREIRA É REELEITO PASTOR TITULAR

04 de novembro de 2024

Ler artigo completo

NOVEMBRO AZUL: A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO

04 de novembro de 2024

Ler artigo completo

CPL 2025: INSCREVA-SE!

21 de outubro de 2024

Ler artigo completo

VOCÊ JÁ CONHECE A OPERAÇÃO CAIXA DE SAPATO?

18 de outubro de 2024

Ler artigo completo

QUAL O LEGADO DO CPL 2024?

18 de outubro de 2024

Ler artigo completo

CPL 2024: OS 7 SEGREDOS DE UMA PREGAÇÃO EFICAZ

17 de outubro de 2024

Ler artigo completo

Onde estamos

Saiba como chegar
a unidade desejada
R. Nestor Soares de Melo, 15 - Palmares, Belo Horizonte