Você sabia que o Ministério de Louvor da Oitava Igreja agora se chama Oitava Music? Bom, se não sabia, fique sabendo! A mudança é recente, e este texto te ajudará a compreender a mudança e sua real importância.
O Ministério de Louvor da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, o MLO, passou por uma reformulação e agora é Oitava Music. A mudança acompanha um novo tempo do ministério, com novos projetos e lançamentos musicais. O Pr. Iury Guerhardt, responsável pelo ministério, revela o motivo da alteração: A Oitava influencia muito hoje no aspecto de igreja, organização, pregações, dinâmica, mas, apesar de sempre ter um louvor que atende bem à comunidade, não é um louvor de referência no que diz respeito a novas composições. O Oitava Music é essa busca para lançar músicas, criar uma marca e poder divulgá-las.
Raquel Pinatti, líder do louvor, reitera essa visão e promete ainda muitas novidades. O ministério de louvor da Oitava sempre teve uma grande atuação, mas nos últimos anos muitas outras coisas ganharam novas proporções e foram executadas com mais zelo e intensidade. A mudança de nome reflete a ampliação da visão e do trabalho do ministério. Temos muitos planos e sonhos e sabemos que este é um novo tempo para nós, regado de graça dos céus. Nossa expectativa é de ir além sempre, permanecendo com corações quebrantados.
Ao pensar em produção musical é preciso olhar para o mercado. MLO não é vendível como produto, foi necessária uma reformulação. O MLO era uma sigla, Oitava Music é uma marca que já remete a música e tem uma ligação direta com o nome da igreja, explica um dos produtores do projeto, Wellington Rodrigues. Dessa maneira, inicia-se uma nova etapa com uma nova identidade, que representa mais o que nós queremos fazer daqui pra frente, complementa.
Importante deixar claro que o ministério de louvor continua fazendo seu papel ministerial, o que muda é que, agora, este possui uma visão voltada também para a produção musical autoral. Até então, aqui na igreja nós nunca tínhamos produzido nada com o ministério de louvor em si, só produções à parte. Agora, temos uma produção pensada para a igreja, músicas autorais para a igreja, músicas que surgem na igreja, inclusive de pregações pastorais, esclarece Wellington.
E na prática, como tudo começou? Quem nos conta é Pedro Henriques, um dos produtores do Oitava Music: A ideia do Oitava Music foi um processo. Nós tivemos a oportunidade de trabalhar em uma versão para uma música e, assim, fomos chamando as pessoas - produtor musical, músicos, voluntários daqui da igreja e foi dando certo. As ideias foram sendo criadas e precisávamos definir um nome, uma identidade, para essa iniciativa. E assim nasceu o Oitava Music, senhoras e senhores!
E o que começou com uma ideia, uma oportunidade, se transformou em um álbum. O Oitava Music está no processo de lançamento do seu primeiro EP¹ O Céu é o Meu Lugar. Os singles² A Ti e Só a Ti e Eterna Graça já estão disponíveis em diversas as plataformas digitais³ e outros lançamentos já estão no forno! Até o fechamento desta edição, o Oitava Music já havia alcançado cerca de 3 mil seguidores no Spotify. No geral, a recepção está sendo bastante positiva. As notícias são de que outras igrejas já estão tocando as músicas em seus cultos e o feedback dos membros na Oitava é muito bom. Sabemos do potencial que os membros da nossa igreja têm, e a gente viu uma oportunidade de conhecer e ministrar na vida das outras pessoas, acrescenta Pedro.
Avancemos, Oitava!
¹ EP significa extended play, ou formato estendido, em inglês. Mas esse formato, na verdade, é mais curto que um álbum também chamado de long play. Fonte: Somos Música
² O single é o formato mais antigo de distribuição de música, e por isso faz parte da realeza da música. Esse formato nasceu por causa da limitação da tecnologia da época, que não permitia mais de uma música por disco. Fonte: Somos Música.
³ YouTube, Spotify, Deezer, Apple Music