AMO MINHA IGREJA (IX)
UMA IGREJA QUE INVESTE NA FAMÍLIA
A Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte crê na Bíblia como a Palavra de Deus e, portanto, afirma que Ele criou homem e mulher; que Ele estabeleceu o casamento e a família como as primeiras e mais importantes instituições para o bem-estar do ser humano; que o casamento é entre homem e mulher e qualquer união fora deste padrão não pode ser biblicamente definida como casamento; entende que o casamento tem o propósito de glorificar a Deus, ser expressão do relacionamento fiel entre Cristo e a Igreja, promover alegria e pureza sexual, a procriação de filhos, pois eles são um presente do Senhor, e ser um instrumento da graça de Deus para o casal, familiares, a igreja, as nações e todo ser humano.
Declara que o padrão bíblico para o relacionamento na família é: os maridos devem amar suas esposas como Cristo amou a Igreja; as mulheres devem ser submissas aos seus maridos e respeitá-los como ao Senhor; os pais devem educar seus filhos no temor do Senhor, não tratá-los com amargura e nem serem duros a ponto de desanimá-los; os filhos e filhas devem respeitar a autoridade dos pais, serem submissos e obedientes, tratá-los com honra, expressar gratidão e amor; o relacionamento entre sogros, noras e genros deve ser marcado pela sabedoria e fraternidade; netos e netas são a coroa dos avós; os solteiros e viúvos devem viver uma vida de pureza e abstinência sexual e, caso vivam abrasados sexualmente, devem casarse, mas apenas no Senhor.
Para a Oitava, o casamento é até que a morte separe o casal. Entende que, por causa da dureza do coração humano, acontece o divórcio. Identifica duas exceções para divórcio e novo casamento, que são os pecados sexuais escandalosos e o abandono irremediável. Neste caso, o cônjuge não faltoso poderá ter o divórcio e o novo casamento. Entende também que o divórcio não é o pecado imperdoável. Definitivamente não encoraja o divórcio, mas trabalhará sempre para curar os casamentos e restaurar as famílias.
À luz destas verdades, a Oitava, por intermédio do Conselho, pensa e estrutura constantemente a reestruturação e funcionamento da igreja, sempre que necessário, para o melhor ensino bíblico, formação, cuidado e acompanhamento das famílias. O ministério da igreja atende desde a criança no ventre, com ensino para mães e pais, passando pelo berçário, crianças, juniores, adolescentes, jovens solteiros, divorciados, viúvos, casais em todas as etapas do casamento e terceira idade.
A Oitava é uma igreja que zela pelo crescimento espiritual do indivíduo e de sua família. É uma igreja para a sua família. Na caminhada dos 50 anos, temos experimentado que famílias fortes no Senhor é que promovem o fortalecimento da Igreja como um todo.
Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular