AMO A MINHA IGREJA (VII)
PARCEIRA NA EVANGELIZAÇÃO DO MUNDO
“As pessoas contam como vocês deixaram os ídolos para seguir e servir ao Deus vivo e verdadeiro. Elas contam também como vocês estão esperando que Jesus, o Filho de Deus, a quem Deus ressuscitou, volte do céu, esse Jesus que nos salva do castigo divino que está para vir”. (I Ts 1.9-10 – NTLH)
Deus, o Pai, decidiu resgatar as pessoas das mãos de Satanás e reconciliá-las consigo mesmo, perdoando seus pecados por intermédio da cruz de seu Filho Jesus Cristo e, pelo Espírito Santo, transformá-las em verdadeiras adoradoras; pelo novo nascimento, batizá-las no corpo de Cristo, que é a igreja; e enviá-las de volta ao mundo como testemunhas vivas do Evangelho de Cristo. Portanto, todo crente é missionário e toda igreja é missionária.
Toda igreja local precisa ter uma visão global, entender que ela é um presente de Deus para as nações. A igreja que tem essa consciência reconhece que tem uma dívida com o perdido. A dívida é a pregação do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Toda igreja que não evangeliza, ossifica e morre. Nenhuma igreja local, nenhuma organização ou denominação cristã conseguirá sozinha evangelizar seu bairro, sua cidade, o estado, a nação e o mundo.
A Oitava Igreja Presbiteriana de Belo horizonte tem uma visão das nações e para as nações. Somos uma igreja glocal. Isto é, uma igreja local com uma visão e um compromisso global. Temos a missão de pregar o Evangelho de Cristo a partir do nosso bairro e a partir do contexto e local onde cada membro da igreja está inserido e, então, para todas as nações e povos não alcançados. É por causa desta visão que a Oitava continuamente encoraja seus membros a cultivarem o compromisso com missões. Este é um dos nossos grandes valores.
Uma igreja parceira na evangelização do mundo busca a santificação, a unidade da igreja, cultiva o fervor na oração missionária, prega para o despertamento de missionários, forma e envia missionários, planta novas igrejas e contribui regularmente com seus dízimos e ofertas para sustento de missões. Também, nesta visão, dentro de princípios e critérios estabelecidos pelo Conselho, a Oitava faz parcerias com outros que têm a mesma paixão e o mesmo compromisso com a evangelização do mundo.
Afirmamos que nossa Oitava Igreja é um presente de Deus para todas as pessoas sem Cristo, a começar pela família de cada membro, da rua onde mora cada crente, do bairro onde residimos e por toda a nossa amada cidade, estado, país e abrangendo todas raças, tribos, povos, línguas e nações.
“Eis os milhões que, em trevas tão medonhas,
Jazem perdidos, sem o Salvador!
Oh! Quem irá as novas proclamando
Que Deus, em Cristo, salva o pecador?
Todo o poder o Pai me deu,
Na terra como lá no céu!
Ide ao mundo anunciar o Evangelho,
E eis-me convosco sempre!
Portas abertas, eis por todo o mundo,
Servos de Deus avante sempre andai!
Crentes em Cristo, uni as vossas forças:
Da escravidão os povos libertai.”
(Hinário Novo Cântico – nº 289)
Vá, Oitava Igreja, “e anuncia tudo quanto o Senhor fez por ti e como teve misericórdia de ti”!
Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular