AMO A MINHA IGREJA (2) | VISÃO – UMA IGREJA BÍBLICA
A liderança da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, representada pelo Conselho (pastores e presbíteros), deseja, insta e ora fervorosamente para que cada membro da Oitava ame a Deus acima de todas as coisas, ao próximo como a si mesmo, aos irmãos como Cristo nos amou e também ame sua igreja local, nossa Oitava Igreja. À medida que nos conhecemos mais, nos relacionamos mais, oramos mais, servimos mais uns aos outros na igreja local, fortaleceremos nossa comunidade e seu impacto missionário, de modo particular neste ano que celebramos 50 anos de ministério, nosso Jubileu de Ouro.
No boletim de 27 de Janeiro de 2019, na primeira mensagem da série ‘Amo a minha igreja’, publiquei a Missão da Oitava, que é: “Fazer discípulos de Jesus Cristo, em todas as nações, a começar de nossa cidade, para que em todos os lugares Ele seja glorificado como Senhor”. Missão é a declaração direta que identifica porque uma organização existe e o que se espera que ela realize na terra.
Hoje, reitero aos membros e futuros membros qual é a nossa Visão. Visão é o que se espera que a organização seja no futuro para cumprir sua missão. Vamos construindo o futuro por meio de ações planejadas e revisadas regularmente, debaixo da soberania do Pai, submissos a Cristo, o Cabeça da Igreja, e sob a orientação e dependência do Espírito Santo, com oração e reflexão bíblica. A visão da Oitava Igreja é: “Ser uma igreja bíblica, contemporânea, acolhedora de pessoas, presente na cidade e parceira na evangelização do mundo”.
O que consideramos ser uma igreja bíblica?
- Cremos e afirmamos que as Escrituras Sagradas são inspiradas por Deus. Algumas referências: Êxodo 34.27; Deuteronômio 6; Salmo 1; Salmo 19; Salmo 119; Isaías 55.11; Jeremias 23.29; Mateus 11.27; João 5.39; Atos 4.32-36; Atos 4.42-47; Efésios 2.20; I Tessalonicenses 2.13; II Timóteo 3.16; Hebreus 4.12; Tiago 1.22; II Pedro 1.2; Apocalipse 22.18-19.
- As Sagradas Escrituras reúnem todos os 66 livros do cânon sagrado: 39 do Antigo e 27 do Novo Testamento. Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João, Judas e Apocalipse.
- A Bíblia é a Palavra de Deus, única regra de fé e prática para a Igreja de Cristo Jesus. “A Palavra de Deus é viva e eficaz”.
- As Santas Escrituras devem ser interpretadas do ponto de vista histórico-gramatical. Elas são o fundamento de nossa fé e de nossa esperança. Como parte do corpo de Cristo no mundo, afirmamos as doutrinas centrais da fé cristã, por exemplo: Criação, Queda, Redenção, Trindade, Salvação unicamente pela fé em Cristo Jesus, a Santificação pelo Espírito Santo, a segunda vinda gloriosa do Senhor Jesus, a ressurreição dos mortos, o arrebatamento, o julgamento e condenação final dos que rejeitaram a Cristo, a glorificação dos Salvos e os novos céus e a nova terra. Como presbiterianos, estamos ao lado da teologia reformada e ensinamos os 5 Solas, a depravação total, eleição incondicional, expiação limitada, graça irresistível e a perseverança dos crentes. Compreendemos que o batismo pode ser por aspersão, imersão e efusão, usamos batizar por aspersão; aceitamos a doutrina do pacto que nos orienta a batizar os filhos dos crentes e compreendemos o sistema presbiteral como a maneira de dirigir a igreja local.
- Em qualquer tempo a Oitava Igreja terá como seu referencial as Sagradas Escrituras.
- Afirmamos o nosso propósito e compromisso de ensinar as verdades das Sagradas Escrituras de geração em geração, desde o berçário até os mais idosos da nossa igreja.
- Ensinamos e instruímos à Oitava Igreja as verdades eternas baseados em boa teologia bíblica.
- Incentivaremos e mobilizaremos a igreja para crer, ler, meditar, memorizar, praticar e proclamar as Sagradas Escrituras. Procuramos ser e permaneceremos nos esforçando diligentemente para, pela Graça e misericórdia de Deus, ser uma igreja bíblica.
Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular