ALEGRIA – FRUTO DO ESPÍRITO
“MAS O FRUTO DO ESPÍRITO É: AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO. CONTRA ESTAS COISAS NÃO HÁ LEI.” (GL 5.22-23)
A alegria do cristão não é uma alegria meramente momentânea e falsa, é uma alegria contagiante, profunda e verdadeira, pois é gerada em Deus e produzida em nós pelo Espírito Santo. Nós a experimentamos somente na medida em que permanecemos em Cristo. É uma plena alegria que não depende das circunstâncias e, mesmo diante das dificuldades, os filhos de Deus não desanimarão. Essa alegria maravilhosamente incompreensível impulsiona o crente a permanecer firme nas promessas do Senhor e esperar confiantemente em Jesus Cristo.
No Novo Testamento, “alegria” é a palavra grega chara, relacionado a charis (“graça”). A alegria é a resposta natural a um dom gracioso. Em todos os casos, na Bíblia, esse dom origina-se em Deus e manifesta-se em nós pela chegada do Messias, a ressurreição de Cristo, a salvação pela graça… Uma das maiores fontes de alegria é ver a obra redentora de Deus operando em nós e também nos outros. Em Atos 13.48, os gentios, ao ouvirem a Palavra de Deus pregada por Paulo e Barnabé, regozijavam-se e glorificavam a Deus, na medida em que eram salvos. Na sequência, vemos o relato de que os discípulos transbordavam de alegria e do Espírito Santo (At 13.52). Transbordar de alegria, aqui, é de uma profundidade imensurável. Eles estavam tão alegres por serem usados por Deus e ver as operações de Deus que regozijavam-se de tanta alegria.
Infelizmente, o mundo não conhece a alegria que vem de Deus. Em vez disso, somos ensinados a valorizar posses, poderes, posições, etc., mas a verdadeira alegria não é encontrada nessas coisas; a verdadeira alegria consiste em saber que estamos garantidos por Jesus Cristo para a salvação. “Alegrai-vos não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus” (Lc 10.20). “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5.16-18).
Às vezes, nós, cristãos, tendemos a minimizar o significado da alegria baseados nas aflições que experimentamos neste mundo. Temos que saber que nenhuma dor ou sofrimento, por mais forte que seja, poderá retirar de nós a alegria trazida pelo Espírito Santo. Essa alegria não significa ausência de dores e sofrimentos, mas o contentamento no Senhor de saber que temos a garantia de suas maravilhosas e gloriosas promessas; saber que dentro de pouco tempo todo o sofrimento deste mundo passará e nós estaremos desfrutando da presença do Senhor para sempre e sempre.
Alegria é mais do que felicidade, é mais do que realização de sonhos, é mais do que alcançar objetivos. Alegria é um estado de alma, é uma condição espiritual, é gozo constante na presença de Deus, é desfrutar do amor de Cristo que está em nós, é Fruto do Espírito Santo.
A alegria do Senhor é estabelecida em nossas vidas por suas ações e operações em nós e por meio de nós, bem como por suas promessas eternas reveladas em sua eterna Palavra. Na medida em que nos apegamos ao Senhor Jesus Cristo e perseveramos na comunhão com ele, experimentaremos a plenitude de alegria que ele prometeu: “Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (Jo 15.11).
Pr. Eloízio Coelho · Pastor Auxiliar