Menu

Estudos e artigos

ADÃO E EVA – VIVA O PROJETO DE DEUS

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” – Gênesis 1:27-28 

O livro de Gênesis é marcado desde seu início por histórias de personagens que nos ajudam a entender a humanidade e sua caminhada com o Criador. Contudo, olhar para este livro apenas como um livro de diversas histórias de pessoas marcantes é subestimar a riqueza de seus relatos.

Quando a história de Adão e Eva é contada, rapidamente avança-se para o embate do casal com a serpente e a infeliz escolha de experimentar o fruto da árvore do bem e do mal. Assim, passamos de largo em um relato riquíssimo de como o Senhor projetou a humanidade para viver. 

A imagem de Deus

Diferente dos animais, criados cada um “conforme a sua espécie”, Adão e Eva foram criados à “imagem e semelhança” de Deus, conferindo-lhes uma condição especial diante do Senhor e da criação. Da mesma forma, ainda que manchada pela queda, carregamos essa condição, fazendo-nos alvo de um relacionamento especial com nosso Criador. E por sermos imagem de Deus, só encontraremos nele o sossego de nossas almas.

Homem e mulher 

Ambos foram criados por Deus com um propósito. Nem homem, nem mulher foram criados para que se bastassem, mas para que se complementassem. As diferenças físicas, psicológicas e emocionais não são adaptações de um processo evolutivo, mas parte de um plano completo de um Criador perfeito. Quando homem e mulher buscam entender e funcionar na plenitude de suas características, guiados pelo Espírito Santo, mais plenitude irão experimentar.

Sede fecundos

Para qualquer casal ter filhos é mais que um ato de procriação da espécie. É caminhar num plano divino que nos insere em um ambiente no qual é possível experimentar de forma mais intensa o coração paternal de Deus. Seja com filhos biológicos, adotivos ou espirituais, a caminhada da paternidade e da maternidade nos faz tocar um ambiente onde a graça e a misericórdia de Deus se tornam palpáveis.

Sujeitai e dominai a terra

Diferente do que esses verbos sugerem em português, a ordenança bíblica se equipara ao trabalho do sacerdote que cuida do templo onde se encontra com o seu Deus. O cuidado com a criação é uma ordenança, visto que é a criação de Deus, na qual o homem habita como um mordomo, zelando por sua diversidade e beleza, uma vez que ela reflete a glória do Criador.

 

Adão e Eva vivenciaram o projeto de Deus de uma forma especial, mas, em Cristo Jesus, passamos a experimentar a restauração do “Jardim do Éden” em nossas vidas, aguardando do alto a Nova Jerusalém, quando, no retorno do Senhor Jesus, seremos para sempre restaurados. Nisso cremos e para isso vivemos. 

– Pr. Luís Fernando Nacif – Pastor Auxiliar