Menu

Estudos e artigos

A UNIDADE PROMOVIDA PELO ESPÍRITO SANTO

Qual ideia vem em sua mente quando se fala em unidade? Unidade não é uniformidade, pois sabemos que no Corpo de Cristo Deus uniu pessoas muito diferentes umas das outras para formarem a Igreja. Unidade também não é unanimidade, pois devemos aprender a conviver com as mais diversas opiniões, respeitando sempre o que pensam os nossos irmãos na fé.

“Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” (Ef 4.3)

A unidade cristã fundamental deve ser preservada.
Quando falamos sobre a unidade da Igreja devemos nos lembrar que é o Espírito Santo quem gera esse milagre de nos tornarmos um. A unidade é promovida pelo Espírito Santo, não por nós, mas já existe e deve ser diligentemente preservada. Uma vez que nascemos de novo e recebemos o Espírito Santo, devemos lutar para que as nossas diferenças sejam usadas para a glória de Deus.

O propósito da unidade da Igreja é a edificação dos crentes e proclamação da glória de Deus.
Na Igreja de Cristo temos pessoas de diversas posições sociais, econômicas, filosóficas, políticas e culturais, e é justamente isso que dá brilho e beleza a cada igreja local. É por meio da unidade da Igreja que Deus manifesta a sua multiforme graça e a sua multiforme sabedoria. O Espírito Santo capacita cada crente, concedendo uma diversidade de dons para que o Corpo de Cristo seja edificado em amor. Ao compartilhar a vida no ambiente da igreja, seguindo as ordens de um só Senhor, compartilhando uma fé comum, somos edificados e preparados para proclamar as grandezas de Deus no poder do Espírito Santo.

“…até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” (Ef 4.13)

Pr. Adelchi Rangel • Pastor Auxiliar