Menu

Estudos e artigos

A SUPREMACIA DE JESUS CRISTO NA VIDA DA IGREJA

A carta de Paulo aos colossenses é o maior tratado cristológico que foi dado à igreja. O Apóstolo Paulo, cheio do Espírito Santo, escreveu essa carta com o propósito de combater algumas heresias que estavam rondando a igreja e instruí-la sobre quem é o Senhor Jesus Cristo e quem somos diante d’Ele.

Os dois primeiros capítulos dessa carta tratam de Cristo e de nossa comunhão com Ele. Os dois últimos capítulos enfatizam a pureza e a cordialidade da nossa convivência com o próximo, de maneira que honremos e glorifiquemos ao Senhor Jesus.

A tônica dessa carta é revelar à igreja quem é o Senhor Jesus, a sua divindade, a sua glória, a sua riqueza, o seu poder, a sua bondade, a sua misericórdia…

O Senhor Jesus é Deus, pois n’Ele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Ele é o criador e o mantenedor de toda a criação. Ele é o Cabeça da Igreja, o Redentor que derramou seu Sangue na Cruz para reconciliar consigo mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu (Cl 1.15; 1.20; 2.9).

O Espírito Santo trilha uma linha sequencial nesta carta que começa com ações de graças, seguido pela oração, a excelência da pessoa e da obra de Cristo, o nosso relacionamento com Cristo, o nosso relacionamento com o próximo trazendo glória a Cristo, instrução à oração e saudações. De forma geral, eu diria que um resumo desta carta seria três pontos: 1- Jesus Cristo; 2- Jesus Cristo e nós (a Igreja); 3- Jesus Cristo, nós e o próximo.

Colossenses é essencialmente uma carta prática que ensina os crentes a se relacionarem de forma respeitosa diante do Senhor Jesus. Maridos, esposas, filhos, empregados, patrões, todos devem honrar e respeitar uns aos outros e viverem uma vida santa e honesta por causa de Cristo, pois é a Ele que estamos servindo quando trabalhamos e quando nos relacionamos com os outros.

O Senhor Jesus é a base dos nossos negócios, do nosso trabalho, do nosso lar e do nosso convívio na sociedade. Por causa do Senhor Jesus, os crentes serão melhores maridos, melhores esposas e melhores filhos. Os empresários serão melhores patrões, e os empregados servirão com mais dedicação honrando ao seu chefe, pois sabem que estão servindo é a Cristo, o Senhor de todos, o dono de tudo.

Nesta carta, o Senhor Jesus é apresentado como a razão da nossa vida, a motivação do nosso trabalho, o fundamento da nossa família, o calibrador dos nossos relacionamentos diante da sociedade e a nossa esperança final da glória.

Acima de tudo, a carta aos Colossenses é um eloquente convite a olharmos para o Senhor Jesus de forma mais profunda, pois n’Ele estão escondidos todos os tesouros, da sabedoria e do conhecimento. Celebremos e nos aprofundemos no conhecimento d’Aquele que é a imagem visível do Deus invisível, d’Aquele cujo mistério esteve oculto dos séculos e das gerações, mas que foi revelado a nós, a saber: Jesus Cristo vivendo em nós é a esperança da glória.

Pr. Eloizio Coelho Alves – Pastor Auxiliar