A IGREJA FRUTIFICA APESAR DE TODO SOFRIMENTO
Pedro nos mostra uma realidade: a Igreja do Senhor caminha em vitória em qualquer circunstância, pois o Senhor da igreja já venceu. O engraçado é que nessa caminhada de vitória, o nosso Senhor Jesus permite que o sofrimento desempenhe grande papel.
O sofrimento nos é apresentado pelas Escrituras como um caminho de aperfeiçoamento, encorajamento despertamento missionário, por meio do qual o povo de Deus é constantemente lembrado de que não pertence a este mundo. Existe uma Glória a ser revelada!
No fim de sua primeira carta, o Pastor Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, escreve aconselhando os irmãos sobre como viver uma vida frutífera, mesmo em meio ao sofrimento. Quero destacar alguns desses conselhos:
1- Presbíteros, pastoreiem o rebanho de Deus
O povo de Deus precisa ser pastoreado. Essa ideia de que podemos viver na comunidade de Deus e ao mesmo tempo negligenciar a vocação pastoral não é bíblica. Precisamos de pastores! Ore por isso.
O pastoreio deve ser como Deus quer e não pelos padrões humanos. Pastores, primeiro, precisam ser bons crentes. Não podemos supervalorizar a performance em detrimento do caráter. Além disso, pastores precisam lembrarse de que são também ovelhas. O povo de Deus tem apenas um grande e Supremo Pastor, e só Ele é digno de honra e glória.
- Jovens, amem e obedeçam aos seus líderes
Rebeldia é obra do inferno. Submissão, obra do Espírito Santo de Deus. Se você, jovem, se mostra insubmisso aos seus pais, pastores e líderes, precisa olhar para Jesus: sendo Filho, honrou o pai; sendo cidadão, portou-se com honra diante das lideranças políticas; sendo judeu, submeteu-se aos costumes de Israel.
Uma igreja que frutifica trabalha sua juventude e a ensina honrar os seus líderes. Como é possível fazer isso? Tratando-os igualmente com respeito e humildade. Não menospreze o jovem, invista nele. Não desrespeite o jovem, seja exemplo.
- Irmãos, lancem sua ansiedade em Cristo
Ansiedade é irmã da dúvida, da incerteza e do medo. Jesus nos traz segurança. Ele cuida de nós. Ele nos disse: não andeis ansiosos. Eu cuido das flores, dos pássaros. Cuido da minha criação. Acham que não cuidarei de vocês que são meus filhos?
Nossa segurança não está no mundo, nem na força do braço, não está na conta bancária, nem na bolsa de valores. Nossas riquezas são eternas, nosso Senhor é dono de tudo, nosso Pai é fiel. Confiaremos no Senhor e caminhemos frutificando.
- Igreja, seja sóbria e vigilante
Sobriedade. Vigilância. Posturas de um soldado em guerra. Nosso inimigo está se preparando, esperando uma oportunidade para nos atacar. Não podemos nos distrair. Ele quer nos devorar.
No entanto, sabemos que este já foi vencido. Jesus, o Leão da Tribo de Judá, tem em suas mãos o governo e todo poder. O leão satanás que nos rodeia fugirá aos brados do Rei.
Precisamos de uma boa teologia, mas precisamos de vida com Deus e de santidade na presença do Senhor.
- Igreja que frutifica investe em obra missionária
Vários irmãos parceiros na obra são citados. Uma verdade: a igreja que perde o senso de missão não caminha para frente.
Invista em missões. Como? Orando. Dedicando-se à obra missionária onde você está. Disponibilizando seus dons e talentos. Investindo com sustento financeiro.
A obra é grande, irmãos, e mesmo que o sofrimento venha sobre nós, caminhando com o Senhor Jesus, prossigamos frutificando!
Pr. Israel Abreu
Pastor Auxiliar