A IGREJA COM “I” MINÚSCULO É SUA
“A vida cristã não é um assunto particular. Quando renascemos na família de Deus, não apenas Ele se torna nosso Pai, mas qualquer cristão no mundo, seja qual for sua nação ou denominação, torna-se nosso irmão em Cristo. No entanto, é inútil pensar que ingressar na Igreja de Cristo (com “I” maiúsculo) é suficiente; devemos pertencer a uma de suas ramificações locais (…). O lugar do cristão é em uma igreja (com “i” minúsculo), compartilhando sua adoração, sua comunhão e seu testemunho”. (John Stott; Cristianismo Básico)
Muitos cristãos se intitulam “sem igreja” ou “desigrejados”. Não querem ter compromisso com a igreja local. A igreja com “i” minúsculo é um lugar ao qual devemos pertencer e nos unir. Nunca encontraremos uma comunidade perfeita, mas mesmo nesta comunidade imperfeita, ali está o Senhor Jesus com sua plena perfeição para nos amar, nos curar, restaurar e usar os fracos e imperfeitos irmãos como instrumentos em nossas vidas.
Uma boa igreja com “i” minúsculo valoriza a Palavra de Deus. Os irmãos juntos louvam e adoram a Cristo por meio da comunhão, cultos, adoração, evangelismo, oração, escola bíblica, ensino cristão, cuidado com as crianças, com os doentes, aflitos, cuidado mútuo nos grupos pequenos, servindo nos ministérios e, acima de tudo, têm um coração missionário, por isso querem alcançar outros com o Evangelho de Cristo.
Nestas atividades consideramos “uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras” (Hebreus 10.24). A igreja é o povo que declara ser de Cristo e, orientada pelo Espírito Santo, serve a Cristo, aos irmãos e ao próximo. Se você pertence a Cristo, faz parte da Igreja (com “I” maiúsculo) onde quer que você esteja.
Mas você precisa da igreja com “i” minúsculo. Ela não é perfeita, mas é um lugar onde Deus deseja que você reúna sua família e seus irmãos. Encontre maneiras de ajudar aos outros a crescer na fé; entre para um pequeno grupo (célula) onde você possa crescer, servir, amar a outros, perdoar, ser pastoreado, levar amigos e familiares para conhecer a Cristo, ser conhecido e criar raízes na igreja.
A Igreja com “I” maiúsculo torna-os membros do Corpo de Cristo e da Igreja Triunfante. A igreja com “i” minúsculo é nossa família, nosso refúgio, nossa casa terrena. É o lugar ao qual realmente pertencemos. Nada pode substituir a igreja com “i” minúsculo. O primeiro passo para entrar para a igreja com “i” minúsculo não é um cargo, um ministério, um serviço, uma liderança. O primeiro passo é conhecer a Cristo, depois se batizar, dar sua profissão de fé e se arrolar como membro de fato e de verdade. Todos os outros aspectos da vida cristã seguirão este primeiro passo: liderança, ministério, serviço, etc.
– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular