Menu

Notícias

52 anos exponenciais!

Pela graça de Deus, no dia 25 de maio, a Oitava Igreja completa mais um aniversário de organização. Há muito o que celebrar! 

“Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.” (Sl 126.3)

O pequeno grupo familiar que se reunia ainda nas casas, quando o que viria a ser a Oitava Igreja ainda era uma congregação da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte no bairro Floresta, talvez não imaginasse a proporção que aquele sonho em comum iria alcançar. Desejavam uma igreja mais próxima de casa, queriam espalhar pela cidade mais pontos de pregação da Palavra de Deus. 

O que vemos hoje, uma igreja completando 52 anos e ainda em crescimento, é fruto não só do sonho, orações, doações e investimento daquelas famílias na década de 60, mas, primordialmente, da bondade e da graça de Deus que insiste em permanecer e se derramar sobre a vida de cada um dos mais de seis mil membros da Oitava. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, como diz o Pr. Jeremias Pereira. Esse, inclusive, é peça importante para uma realização como essa. 

Em toda a história da Oitava, Deus a presenteou com lideranças abençoadoras e irmãos de fé e de prática bíblica. São centenas, milhares de nomes que passaram e que ainda estão conosco, servindo a Deus por meio do trabalho na igreja, seja no púlpito, nos GCOIs, nas classes da EBT, na administração, na limpeza, nas salinhas e nas mais variadas frentes ministeriais que temos. 

Agora que os arraiais da Oitava se estendem por toda Belo Horizonte e na Região Metropolitana, as congregações de Betim, Matozinhos, Nova Lima, Santa Luzia e Vetor Norte, podem levar a mensagem do Evangelho para ainda mais casas e famílias, sempre com a marca de ser Oitava: uma igreja Bíblica, Contemporânea, Acolhedora de Pessoas, Presente na cidade e Parceira na Evangelização do mundo.

E o que isso quer dizer? Que a Oitava tem um firme compromisso com a Palavra de Deus, seguindo no propósito de anunciar a Cristo de forma entendível, acessível e democrática; receber, cuidar e ensinar o caminho a cada um que se achega a essa família; servir a cidade, buscar perdidos e oferecer ajuda a quem mais precisa; e espalhar a mensagem da salvação em Cristo pelo mundo, entre todos os povos. 

Uma série de matérias especiais sobre a visão da Oitava será exibida no pré-culto, a partir do primeiro domingo de maio, celebrando o aniversário da igreja e explicando, na prática, como cada um dos cinco pontos da visão orienta e define as ações para que a igreja siga honrando ao Senhor e alcançando as pessoas para ele. Acompanhe aos domingos, às 10h50, no canal no YouTube: Oitava TV. 

A importância da igreja

O amor por Cristo é evidente em cada culto, programação, ação e pedaço da Oitava. Isso é demonstrado nas pregações, nas músicas, nas orações, na comunhão e no serviço a quem necessita, seja membro da família ou não.

Isso dá grande responsabilidade, mas, também, importância para uma das maiores igrejas da denominação. Para a glória de Deus, a Oitava utiliza seu prédio e seus recursos para abraçar e servir aquele que precisa. Ela também estende as mãos a quem está longe fisicamente, aproximando e unindo pessoas no propósito maior de fazer Cristo conhecido e glorificado. 

Uma igreja com mais de seis mil membros, cinco congregações, com um Pastor Titular: Pr. Jeremias Pereira; dez Pastores auxiliares: Pr. Bruno Barroso, Pr. Eduardo Borges, Pr. Eloízio Coelho, Pr. Israel Abreu, Pr. Iury Guerhardt, Pr. Luís F. Nacif, Pr. Roberto Santos, Pr. Adelchi Rangel, Pr. Thiago Assumpção e Pr. Tiago Torres; três licenciados: Lic. Edson Gonçalves, Lic. Léo Lobo e Lic. Milton Fernandes; e um evangelista: Pb. Carlos Joel. 

Há, ainda, os presbíteros, diáconos e colaboradores, que se dedicam ao serviço a que foram chamados com muito esmero. Também temos uma equipe de voluntários muito disposta e funcionários sempre aptos a ouvir e a ajudar. 

São mais de 80 braços ministeriais e muitos, muitos projetos de evangelização, edificação e restauração. Como os serviços oferecidos pela AWISO, a Associação Beneficente Wilson de Souza, o Ação Cidadania, o CPL, as missões… No final, milhares de pessoas são alcançadas pelo trabalho da igreja. Seja até mesmo na leitura de uma frase no banner que fica exposto na lateral do prédio, com ampla vista para a Av. Cristiano Machado. 

A relevância da igreja

A Oitava já tinha uma boa presença digital, antes mesmo da pandemia obrigar a todos a se reinventarem na internet. Então foi necessária apenas uma adaptação, seguindo com o forte trabalho e bom investimento nas plataformas digitais, conforme a igreja já atuava.

Mas é preciso ressaltar a bondade de Deus em fazer com que uma igreja de 52 anos consiga ser relevante na internet, sem perder as bases bíblicas, o mais importante.

Hoje, somos mais de 70 mil inscritos no YouTube e quase 30 mil seguidores no Instagram, além das mais de 50 mil curtidas no Facebook e dos cerca de 1.600 seguidores no Twitter. Temos cultos on-line ao vivo, culto infantil, culto de juniores, Sala de Prosa, Papo Reto, Oitalkshow… e uma série de bons conteúdos na internet. 

Já estamos na segunda metade de um século de igreja. Há muito o que celebrar! E, também, sonhar! Esperamos por muitos novos projetos e novas formas de abençoar a vida das pessoas, até que ele venha. Maranata!

Parabéns, Oitaviano. Este aniversário também é seu!