Acelerar e desacelerar
“Para todas as realizações há um momento certo… tempo de lutar e tempo de estabelecer a paz.” (Eclesiastes 1a, 8b).
Há muita gente acelerada e acelerando. Pulam de um compromisso para o outro, “entopem” a agenda, andam a mil por hora. Dirigem falando o tempo todo no celular, e veja quantos acidentes ocorreram e ocorrem por causa disso! Comem assistindo a TV, e no intervalo dos comerciais, respondem e-mails, leem e se interagem no Facebook, enviam torpedos e mensagens via twitter. Comem rápido, com o computador ligado, até mesmo para estudar.
Gente acelerada que não consegue fazer uma refeição com a família, mesmo estando todos em casa. Mulheres aceleradas, que tendo o marido e os filhos no lar, não param de arrumar, limpar, organizar, reclamar, e se cansam. Há homens, por exemplo, que quando estão em casa, agitam a família em todos os aspectos.
Quem acelera, deixa de ter a energia para efetivar as coisas mais fundamentais da vida: tempo para orar, curtir a família, receber e dar um abraço longo; para casais casados, celebrarem a vida sexual com qualidade. Vivem acelerados, nem nas férias abandonam o celular ou o computador. Como se diz lá no meu norte de Minas: “Não tem sofrimento para descansar, nem para almoçar, nem mesmo para dormir.”
Quem é assim não descansa, não ora, não faz ginástica, não visita ninguém, não para. A cada dia está mais cansado e irritado, e não celebra os bons momentos da vida: um almoço com a família, curtir um filme. E nem tem energia para curtir a esposa, o marido, os parentes ou os irmãos na fé.
Acho que a maioria de nós é assim: acelerado e acelerando. Mas há outros que estão muito devagar e precisam “pegar no tranco” ou de um “empurrão”! No meu caso, na maioria das vezes tenho sempre que vigiar e tirar o pé do acelerador. Minha esposa, meus amigos e irmãos na fé são grandes conselheiros, que me ajudam a perceber estas coisas.
Você tem alguém que lhe ajuda? Você consegue ouvi-los?
É preciso sabedoria, discernimento, coragem e ouvidos simples e humildes, para encarar o seu momento e seu estilo de vida.
Você precisa tirar o pé do acelerador ou precisa de um empurrão?
Um abraço com carinho e orações
Pr. Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br