30 dias Mais perto de Jesus
“Certa ocasião, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram perto de Jesus para o ouvir. Os fariseus e os mestres da Lei criticavam Jesus, dizendo: Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles.” (Lc 15.1-2)
Você acha que para estar mais perto de Jesus é preciso fazer algum investimento? A Bíblia diz que, quando o Senhor Jesus estava corporalmente presente, multidões e multidões de pessoas o seguiam por onde quer que Ele fosse. Eles queriam estar perto d’Ele. E tinha gente de todos os tipos: de pecadores a religiosos, ricos e pobres, homens, mulheres, crianças etc. Alguns se aproximavam de Jesus só para questioná-Lo. Outros queriam ser curados de suas enfermidades, libertados dos seus demônios ou simplesmente encher a barriga.
Houve aqueles que tiveram que superar diversas barreiras para se aproximarem do Mestre. É o caso de Zaqueu, que subiu numa árvore apenas para poder ver Jesus e foi surpreendido com um convite de jantar que mudaria a sua vida (Lc 19.1-10); Uma mulher enferma com uma grave hemorragia, desenganada pela medicina, que teve que vencer a multidão que rodeava Jesus para o tocar e ter seu fluxo de sangue estancado (Mc 5.25-34). O cego Bartimeu, que gritou com toda a sua força até ser atendido pelo Mestre (Mc 10.46-52). A mulher pecadora, que invadiu o jantar na casa de um fariseu e derramou todo o seu precioso perfume na presença de Jesus como um ato de adoração e ouviu do Senhor que seus pecados estavam perdoados (Lc 7.36-48). Também Nicodemos, o religioso que foi ter com Jesus na calada da noite e ouviu sobre a necessidade do novo nascimento (Jo 3). Teve ainda aquele jovem rico que se aproximou de Jesus a fim de ter seus questionamentos respondidos (Mt 19.16-22). E poderíamos ainda citar muitos outros, mas o que podemos perceber é que Jesus sempre dedicava especial atenção a quem se aproximava d’Ele com o sincero desejo de O ouvir e aprender mais sobre o Reino de Deus.
Talvez você pergunte: aquelas pessoas foram mais beneficiadas por estarem frente a frente com Jesus? A resposta é um sonoro não. Ele não está mais limitado a um local geográfico. Imagine só se tivéssemos que nos deslocar até Israel para ter que encontrá-Lo! Não, não. Ele está bem aqui e agora, sempre perto dos que o invocam. Foi Ele mesmo que prometeu: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt 28.20). Nós podemos desfrutar da Sua presença sem limitações de tempo ou espaço.
Por isso, no que depender de nós, devemos nos esforçar para andar sempre mais perto de Jesus. E como podemos fazer isso?
- Andamos mais perto de Jesus quando damos ouvidos à Sua voz. Jesus disse que Suas ovelhas escutam a Sua voz (Jo 10.27). Esteja sempre em contato com a Palavra de Deus. Memorize as Escrituras. Nesse próximo mês leia o livro de Atos dos Apóstolos pelo menos uma vez e perceba o mover do Espírito por meio da oração e da evangelização.
- Andamos mais perto de Jesus quando cremos nos Seus ensinamentos e os obedecemos. “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama”, disse Jesus em João 14.21. As promessas do Senhor são para hoje. Nós cremos que o Seu poder que operou milagres no passado continua fazendo maravilhas também em nossos dias. O que Ele disse sobre a vida eterna é verdade de Deus para nós. Aguardamos também o Seu retorno com esperança, pois Ele prometeu que vai voltar para nos buscar.
- Andamos mais perto de Jesus quando fazemos aquilo que Ele mandou. Ele nos entregou uma grande missão: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mt 28.19-20)
Não há nada melhor do que isto, saber que perto de Jesus as nossas famílias estão mais seguras. Com Ele aprendemos a viver contentes em todas as circunstâncias.
Cultive sua vida de oração neste próximo mês e leve também outros para estarem mais perto de Jesus. Perto d’Ele há verdadeira vida, e vida eterna!
Pr. Adelchi Rangel · Pastor Auxiliar