Menu

Notícias

3 LIÇÕES PARA OS CASAIS

Em maio, foi realizada na Oitava a 3ª Conferência de Família, e uma das convidadas foi a Pra. Helena Tannure (@htannure). Conversamos com ela e seu marido, João Tannure, casados há 32 anos, sobre casamento e solteirice. Eles deram dicas preciosas para quem já está em um relacionamento, e uma dica “de ouro” para quem está solteiro. Confira:

1ª Lição: Cultive a amizade

Às vezes as pessoas se casam e deixam de alimentar a amizade. Depois do casamento, continuem sendo os melhores amigos um do outro. Não deixe que a rotina, os compromissos, as responsabilidades, tome tanto tempo de vocês a ponto de não terem tempo de estar um com o outro, relacionando, dividindo sonhos, compartilhando as expectativas… desenvolver um relacionamento de amizade. Isso é muito importante.” (João Tannure)

2ª Lição: Não tenha segredos e compartilhe suas dificuldades

Uma dica especialmente para os maridos: jamais deixem de informar, de deixar claro para a sua esposa, toda a sua situação de trabalho, financeira, emocional. Não guarde segredos da sua esposa. Às vezes, nós homens, como responsáveis, queremos omitir algumas situações difíceis no intuito de preservá-la e poupá-la. Quando você não compartilha com a esposa, você perde o apoio, um suporte, a pessoa que mais vai te auxiliar, orar por você e te dar um conselho.” (João Tannure)

3ª Lição: Comunique o que você precisa comunicar, com clareza e gentileza; Seja educado!

O motivo de muito conflito é a falta de educação na comunicação. A gente comunica com raiva, com frustração, e não é o jeito certo de comunicar. As palavras que são ditas debaixo da ira não produzem nenhum fruto. A sua frustração e a sua alegria devem ser comunicadas, mas de maneira gentil e clara. Eu acho que essa comunicação constante nutre a amizade, aumenta o vínculo e a confiança mútua.” (Helena Tannure)

Bônus: Está solteiro? Então… celebre!

Não seja governado pela sua carência. Toda decisão que a gente toma motivado pela nossa emoção, nossa ansiedade, carências… isso tudo vai levar a gente sempre para um lugar ruim. O que eu lamento no Dia dos Namorados no Brasil, é que, por exemplo, nos Estados Unidos, o Valentine’s Day não é só dia dos namorados, é do amigo. Então, os amigos também se celebram. Se você não tem seu namorado(a) ainda, no Dia dos Namorados, vá celebrar com os amigos! E um amigo tem os ingredientes adequados para se tornar um cônjuge. O que segura um casamento não é a paixão, é a amizade. E ela tem que ser cultivada no relacionamento de casamento. Meu marido é meu melhor amigo e confidente. Se você já tem alguém assim, que é seu melhor amigo, melhor amiga, e os dois estão solteiros, comece a olhar com outros olhos. Vivendo a vida de uma maneira mais leve é que a gente ganha possibilidades de encontrar uma pessoa legal. Agradeça a Deus, celebre os amigos e faça um jantar com eles!” (Helena Tannure)