1 País Por 1 Ano | URUGUAI
Uruguai
Capital: Montevidéu;
População: 3,5 milhões de habitantes;
Língua: Espanhol;
Religião: Estado secular (sem religião oficial);
Cristãos: 64,69% (Protestantes: 3,68%);
Sem religião: 27,41%
Localização
Localizado na parte sudeste da América do Sul, entre a Argentina e o Brasil. A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
História e Política
Os primeiros europeus chegaram à área no início do século XVI. Tanto a Espanha como Portugal tentaram colonizar o que viria a ser o futuro Uruguai. Portugal tinha por base a Colônia do Sacramento (na margem oposta a Buenos Aires, no rio da Prata), enquanto a Espanha ocupava Montevidéu, fundada no século XVIII e que veio a tornar-se a capital do futuro país.
Durante o último século, a história do Uruguai passou por várias transições e eventos importantes. Durante começos do século XX, Uruguai foi próspero e viveu o que é conhecido como um “Estado de Bem estar”, o qual perdurou até 1950, momento em que o país começou a perder parte de tal prosperidade.
Até a década de 1960, o Uruguai era chamado de “a Suíça sul-americana” por ter um perfil de país desenvolvido, com altos índices sociais e estabilidade política. Após a década de 1970, a escassez de recursos minerais e energéticos, a carência de tecnologia e a queda do preço da lã e da carne no mercado internacional, contribuíram para a desestabilização econômica no Uruguai. Em 1973, ocorreu um golpe militar com dura repressão por parte do governo, o que favoreceu o surgimento de movimentos de oposição e de guerrilha, como o dos tupamaros.
Em 1985, e uma vez que a ditadura militar finalmente terminou, os direitos civis foram estabelecidos e o país começou novamente a se normalizar, dando fim a um momento tão angustiante da história do país.
Durante 2001 e 2002, Uruguai passou por outro angustiante momento no qual o país teve que sofrer a pior crise econômica de sua história ficando muitas pessoas desempregadas, fecharam negócios e a população no geral passou pelos momentos mais duros na história do país. A partir de 2004, a história do Uruguai começou a mudar novamente de forma gradual e parece estar lentamente saindo da profunda crise econômica que afetou o país.
Em decorrência das últimas leis aprovadas, o Uruguai é considerado por especialistas o país mais liberal da América do Sul. Além de aprovar a igualdade de casamento entre homossexuais e heterossexuais, o país já descriminalizou o aborto e analisa a possibilidade de fazer o mesmo em relação à maconha. Além disso, a sociedade uruguaia vem discutindo a legalização da venda e do autocultivo da maconha no país. O consumo pessoal não é penalizado.
Geografia
O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul e a sua paisagem é constituída principalmente por planícies e colinas baixas (coxilhas), com uma planície costeira fértil. A terra está ocupada na sua maior parte por pradarias, ideais para a criação de bovinos e ovinos. O ponto mais elevado do país é o Cerro Catedral, com 514 m.
Economia
Apesar de sua força de trabalho ter alto nível educacional (os melhores índices da América Latina), o principal componente da economia do Uruguai é o setor agropecuário, caracterizado pela criação de gado bovino e ovino, cujos produtos (como carne, lã, couro e derivados lácteos) são destinados em sua maioria à exportação.
Pelo fato de depender fortemente do comércio, particularmente das exportações agrícolas, o Uruguai fica vulnerável às flutuações nos preços das commodities.
Nos anos recentes, o governo uruguaiano priorizou a área de tecnologia de informação e comunicação tornando-se o maior exportador per capita de software da América Latina.
A Igreja e o Secularismo
Conforme o estudo bíblico da Revista Ultimato: “Secularismo – Religiosidade sem Deus é morte espiritual”, em nosso tempo as pessoas têm vivido para o mundo e seguindo os padrões do mundo. Essa maneira de viver, essa visão de mundo, recebe o nome de secularismo. Consta do estudo da Ultimato: “[Secularismo é um…] modo de vida e de pensamento que é seguido sem referência a Deus ou à religião. A raiz latina saeculum referia-se a uma geração ou a uma era. “Secular” veio a significar “pertencente a esta era, mundana”. Em termos gerais, o secularismo envolve uma afirmação das realidades imanentes deste mundo, lado a lado com uma negação ou exclusão das realidades transcendentes do outro mundo. É uma cosmovisão e um estilo de vida que se inclina para o profano mais do que para o sagrado, o natural mais do que o sobrenatural. O secularismo é uma abordagem não religiosa da vida individual e social.”
A sociedade uruguaia tem sido caracterizada pelo secularismo e confiança no homem, há mais de 100 anos. As igrejas evangélicas se esforçam para provocarem um impacto sobre a sociedade desde o século 20, mas com poucos frutos de conversão. A maioria da população é católica, sendo muitos não praticantes.
No entanto, desde o final da década de 1990, o crescimento dos evangélicos, especialmente pentecostais, tem aumentado rapidamente. Mas há muito trabalho pela frente para lutar contra a bruxaria e o agnosticismo e a visão missionária limitada da igreja. O interesse em missões tem crescido, atualmente, duas agências têm enviado seus missionários para o campo.
Desafios de Oração
1. Ore para que o povo uruguaiano deixe o secularismo e tenha um coração quebrantado, reconhecendo suas falhas e a necessidade de Jesus em suas vidas.
2. Que mais Igrejas adotem esse povo e envie missionários .
3. Que o Senhor Jesus dê oportunidades, ousadia, perseverança e sabedoria para os missionários que estão no país.
4. Que o Senhor Jesus derrame um grande avivamento em sua Igreja no Uruguai.
Fonte:
https://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/vida-crista/secularismo-religiosidade-sem-deus-e-morte-espiritual/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Uruguai
https://www.jmm.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1774&Itemid=402https://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/12/uruguai-aprova-projeto-de-lei-que-regula-venda-de-maconha.html
https://www.revistaforum.com.br/blog/2013/04/uruguai-aprova-casamento-gay-e-avanca-como-pais-mais-liberal-da-america-do-sul/