Menu

Estudos e artigos

AVIVAMENTO – JOSIAS, RETORNO À PALAVRA

II CRÔNICAS 34

Josias era filho de Amom, um rei mau, que fez o que o Senhor reprova (II Cr 33.25), e neto de ninguém menos que Manassés, o rei mais perverso que Judá teve. Tinha oito anos de idade quando iniciou seu reinado e reinou por 31 anos em Jerusalém (II Cr 34.1).

Aos 16 anos de idade, no oitavo ano de seu reinado, Josias começou a buscar ao Senhor e a purificar a Judá e a Jerusalém (II Cr 34.3). Derrubou os altares de baalins e os postes sagrados, esmagou todos os ídolos, reduzindoos a pó, e despedaçou todos os altares de incenso espalhados por Israel (II Cr 34.7). Mas ainda era preciso restaurar o templo e no décimo oitavo ano de seu reinado ele iniciou uma reforma no templo (II Cr 34.8). E foi exatamente durante essa reforma que o Livro da Lei foi encontrado pelo sacerdote Hilquias (II Cr 34.14). A Palavra de Deus havia se perdido, seus mandamentos não eram mais transmitidos e ensinados. A falta de conhecimento da Palavra de Deus gerava ignorância acerca dos princípios Divinos, que gerava um estilo de vida sem o direcionamento de Deus, que culminava no total afastamento da vontade do Senhor, num círculo vicioso sempre crescente (Os 4.6).

Não bastava ter encontrado o Livro, era necessário conhecer seu conteúdo (I Cr 34.18). Não basta portar uma Bíblia, é necessário conhecê-la, estudá-la, vivê-la. A leitura do Livro da Lei gerou:

• Reconhecimento de pecado e humilhação: “Assim que o rei ouviu as palavras da Lei, rasgou suas vestes” (II Cr 34.19).
• Busca do Senhor e de sua vontade (II Cr 34.21).
• Renovação de aliança (II Cr 34.29-33).
• Avivamento (II Cr 35).

Precisamos, urgentemente, reencontrar a Palavra de Deus e dar-lhe o devido lugar em nossas vidas, em nossos lares, em nossas igrejas.

“Avivamento” sem a direção segura das Escrituras pode ser qualquer coisa, menos avivamento. Você e eu podemos ser o embrião de um grande mover do Espírito Santo, começando em nossa vida pessoal; você pode começar tendo o conhecimento das Escrituras Sagradas! Ame a Palavra do Senhor, estude a, proclame seu poder a todos e algo celestial acontecerá. Deixe-se ser achado pelo Senhor e ajude a mudar esta geração pela sua Palavra.

Em Cristo,

Pr. Thiago Assumpção
Pastor Auxiliar