Menu

Pr. Jeremias

2012, O Ano do Cuidado: Um ligeiro balanço

Em retrospectiva, tudo que Deus fez na igreja e pela igreja em mais um ano que já finda, com a certeza de que 2013 será ainda melhor: é o Ano da Renovação.

Iniciamos um ano com uma marca inesquecível: a amada igreja me surpreende celebrando os 30 anos de ministério aqui na Oitava, e quase todos vieram de roupa floral. Uma moça do shopping chegou a dizer (e eu soube depois): “Eu também quero ir nesta festa havaiana. Tem muita gente procurando uma roupa assim, mulheres, homens, jovens e crianças.” E eu cheguei no templo vestido de paletó e gravata! Um dos pastores me disse: “Acho que esta roupa está errada!”. Voltei em casa para vestir uma blusa floral.

Uma Igreja Bíblica

A Bíblia é nossa regra de fé e prática. O estudo das Escrituras foi marcante na vida da igreja. Muitos irmãos leram toda a Bíblia; os concursos bíblicos com crianças, juniores e adolescentes foram exponenciais; nossos professores da EBT (Escola Bíblica de Treinamento) são zelosos no manejo da Palavra; convidamos pregadores bíblicos para pregar no púlpito da igreja. Nosso púlpito é bíblico; procuramos administrar a vida da igreja; a disciplina e as finanças da igreja honrando as Escrituras; distribuímos milhares de bíblias, CDs com a Bíblia ou Novo Testamento gravado e centenas de milhares de literatura bíblica.

Uma Igreja Contemporânea

A Oitava Igreja tem a visão de mudar os métodos quantas vezes for preciso para alcançar a geração dos perdidos. Em nenhum momento trocará o método pelo conteúdo. Assim, procuramos ter cultos inspiradores e diferentes. Usamos a arte, como o musical A Rainha Ester, para ensinar Bíblia e testemunharmos aos perdidos; mudamos a “cara” dos ministérios; criamos novos ministérios; usamos a arte para comunicar a Palavra, a música, a mensagem nos acampamentos, congressos e retiros evangelísticos. Usamos as redes sociais para difundir os valores do Evangelho e o testemunho de Cristo. Contratamos profissionais para nos auxiliar nestas áreas. Nossa nova página na internet deu um “pulo” nos acessos e os cultos foram vistos em vários lugares do Brasil e do mundo, sendo transmitidos ao vivo.

Uma Igreja Acolhedora de Pessoas

“Oitava acolhe”, elogiou um pastor de Rondônia, que pela primeira vez nos visitou este ano. No início deste ano recebemos dois novos pastores e suas respectivas famílias: o Pastor Gidiel e o Pastor Iury; acolhemos o pastor Uedson e sua família em seu “ano sabático”. Ele muito nos ajudou no período em que o pastor Luís e sua família estudaram nos EUA. Também acolhemos a decisão de nossos pastores Fábio e Amauri, que após muitos anos servindo entre nós, obedeceram ao chamado que sentiram em seus corações de servir, a partir do próximo ano, em Goiânia e São Paulo, respectivamente. O Pastor Uedson não ficaria mesmo em nossa igreja; ele ficou para nos apoiar durante o ano que o pastor Luís Fernando fez o mestrado no Nyack College. Servirá agora à Igreja Nazareno Central de Campinas. Acolhemos também muitos pregadores, cantores, visitantes que vieram pela primeira vez, pastores de fora, que vieram nos visitar e conversar conosco, presbíteros de outros lugares, que vieram conversar com nossos presbíteros. Acolhemos quase 400 novos membros, que estão servindo nos GCOIs (Grupo de Crescimento da Oitava Igreja) e nos ministérios da igreja. Acolhemos novos presbíteros, e agora, no final do ano, vamos acolher mais um pastor, que será licenciado hoje, 30/12, no culto das 17 horas: o Pastor Bruno Barroso. Acolhemos estranhos, mendigos, missionários, gente que tem bens materiais, amigos, desconhecidos… É claro que temos muito a melhorar!

Uma Igreja Presente na Cidade

O Ministério de Mulheres da igreja, por meio do Tarde da Esperança (onde são ministrados cursos de artesanto, sempre às terças-feiras, às 14h) treinou e formou mais de 300 profissionais em diferentes frentes dessa área; mantivemos o artesanato missionário no Hospital Odilon Behrens e Sofia Fieldman, na Capital; desenvolvemos projetos sociais que alcançaram crianças, mulheres e jovens com esportes, aulas de música, computação, inclusão digital; trabalhamos com a Terceira Idade e com os detentos por meio da oficina de móveis feitos com bambu; ajudamos casas que trabalham com recuperação de drogados; estivemos envolvidos com o resgate de moradores de rua através do Sopão e do apoio direto da Casa Refúgio, que trabalha na recuperação de mendigos; participamos em momentos de clamor pela visita; visitamos o prefeito, a fim de orarmos em seu favor; apoiamos as iniciativas de unidade da Igreja em Belo Horizonte; cuidamos e ministramos regularmente aconselhamento e cultos na Escola pública Isabel da Silva Polk do Bairro Palmares; cuidado e pregação com enfermos de diferentes crenças nos hospitais, e especialmente no Hospital São Francisco; apoiamos igrejas em seus projetos sociais; tivemos o reconhecimento federal do valor da AWISO (Associação Wilson de Souza), nossa Associação Social. Os diáconos ajudaram pessoas dentro e de fora da igreja. Procuramos fazer o bem à nossa cidade e em nossa cidade.

Uma Igreja Parceira na Evangelização do Mundo

Em 2012 participamos de projetos globais de missões, treinamento e encorajamento de liderança, como a Conferência de Líderes Mundiais na África do Sul, o I Congresso Europeu Fortalecer 2012 de encorajamento (ocorrido em El Escorial, Madrid, Espanha), quando mais de 600 líderes foram apoiados e que contou ainda com a participação de mais de 250 líderes; investimos 30 dias de oração por indígenas; desenvolvemos áreas novas de investimento em missões: Tunísia, Ciganos, Quilombolas, Ribeirinhos, Sertanejos e os mais pobres de nossa cidade; aumentamos o leque de parceria e hoje somos parceiros da plantação de 18 igrejas somadas: Belo Horizonte, interior de Minas nos sertões e em outros estados; com o programa de TV Cada Dia ministramos em várias cidades de Minas Gerais e em vários estados do Brasil. Nossa nova página da internet deu um salto em número de consultas; investimos no treinamento de mais 400 pastores no Congresso de Pastores e Líderes, para treiná-los e encorajá-los a seguirem adiante em seus ministérios.

Gratidão

Olhamos para trás com gratidão. A Oitava Igreja tem sido uma cooperadora no Reino. Afirmamos isso com temor e reverência. A igreja prossegue sua jornada em paz, crescendo em amor, em perdão, superando dificuldades, dores e imperfeições. Cristo está no meio da Igreja. Aleluia!

Reconhecemos também as falhas, as fraquezas, os pontos de atenção, as omissões, a necessidade de crescer em santidade, amor, fé, esperança e paixão missionária. Temos que confessar ainda que algumas vezes não houve o cuidado que queríamos, precisávamos e desejamos realizar.

Sabemos que nossa força é pequena. Precisamos melhorar nossa integração e avançar ainda mais na visão da igreja com células. Temos portas abertas por todos os lados. Mas fiel é o Senhor, que está em nós e conosco.

FELIZ ANO NOVO a cada membro desta amada igreja, a cada leitor deste informativo. Com a gratidão da Liderança Pastoral e do Conselho da Igreja aos que apoiaram de diferentes modos o ministério da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte em 2012.

Podemos olhar para frente, cheios de esperança: 2013, o Ano da Renovação. O Espírito Santo, o renovador da Igreja, fará coisas maravilhosas em nós, por nós e através de nós.

Abraço.

Pr. Jeremias Pereira da Silva